Saúde

Vai ser possível marcar consultas nos centros de saúde através da linha SNS24

O projeto-piloto destina-se apenas a adultos e pretende regular o acesso às urgências. Arranca esta quarta-feira, 24 de maio.
Boas notícias.

Esqueça as deslocações até ao centro de saúde só para marcar uma consulta. Em breve, tudo poderá ser feito através do telemóvel. O projeto-piloto “Ligue SNS24, Salve Vidas”, que permite marcar consultas no centro de saúde através da linha telefónica SNS24, arranca esta quarta-feira, 24 de maio, para os utentes da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.

As duas localizações vão servir de teste para à medida (destinada apenas a adultos), que deverá, mis tarde, ser alargada a outros centros de saúde. O objetivo é dar resposta ao doente agudo fora da urgência para reduzir a procura excessiva destes serviços, segundo o “Jornal de Notícias”.

“Trata-se de um passo necessário para regular o acesso às urgências”, considerou Gustavo Tato Borges, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, em declarações à Antena 1.

Com este novo modelo, o utente, antes de se deslocar às urgências, deve sempre ligar para o SNS24 (804 24 24 24). Em função das respostas, o enfermeiro encaminha para autocuidados, para a unidade de saúde familiar ou para o hospital, acionando o INEM em caso de emergência.

Se o utente necessitar de ser observado por um médico, o SNS24 acede à agenda dos centros de saúde criada para este efeito e marca uma consulta no próprio dia ou dia seguinte. O utente não deverá desligar a chamada sem assegurar que será visto por um clínico.

Já os médicos de família poderão, por sua vez, encaminhar imediatamente os “doentes crónicos complexos, em situação de doença agudizada” para consultas de especialidade nas horas seguintes.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT