Saúde

Vamos mesmo ter de usar máscaras em espaços abertos em Portugal?

Segundo o sub diretor-geral da Saúde, Rui Portugal, não há decisões definitivas sobre este tema.
As opiniões diferem.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse recentemente que “se devia pensar seriamente” na utilização de máscara no exterior em todo o País. Esta possibilidade foi questionada na conferência de imprensa desta segunda-feira, 10 de agosto.

Segundo o sub diretor-geral da Saúde, Rui Portugal, é necessário fazer uma avaliação sólida e não uma discussão pública, já que essa terá o seu momento. O responsável lembra que as evidências científicas quanto ao uso de máscara são, muitas vezes, contraditórias entre autores e é necessário fazer uma “avaliação ponderada e tecnicamente sólida”.

E continuou: “Não há decisões definitivas num momento de grandes incertezas. Gostava de reafirmar esta ideia de que a DGS ouve os seus peritos e todas as entidades que possam contribuir para a melhoria e a antecipação de todas as estratégias.”

Rui Portugal recordou também que se tem “aprendido com os erros” e com o que não tem corrido tão bem. Este continuará a ser o método do governo, garante.

O governo regional da Madeira colocou em vigor uma medida que, desde 1 de agosto, obriga ao uso de máscara mesmo na rua. Esta medida coincide com a prorrogação da situação de calamidade no arquipélago, que se vai manter pelo menos até 31 de agosto. Quem não usar máscara na rua arrisca uma coima de 30 euros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT