Saúde

Vão chegar menos vacinas da Janssen à Europa: o lote de abril está contaminado

Agência Europeia do Medicamento anunciou que, por precaução, vai optar por não usar nenhuma vacina deste lote contra a Covid.
Decisão tomada por precaução.

Agência Europeia do Medicamento anunciou esta sexta-feira, 11 de junho, que não vai utilizar nenhum lote da vacina contra a Covid-19 Janssen produzido em abril na fábrica de Maryland, nos Estados Unidos. 

O lote da vacina produzida pela Johnson & Johnson foi contaminado com materiais que eram para outro fármaco produzido na mesma fábrica. Não se sabe ao certo quantas vacinas terão sido adulteradas e o lote em causa não era sequer destinado à União Europeia. Mas, “por precaução”, o regulador europeu vai optar por não usar nenhuma das vacinas fabricadas ali em abril, “para salvaguardar a qualidade das vacinas”.

A Agência Europeia revelou ainda que está a decorrer uma inspeção à fábrica em causa e que continuará a colaborar de perto com a Food and Drug Administration, o regulador norte-americano que sinalizou originalmente o caso de contaminação. e outros parceiros internacionais para garantir que as vacinas na UE atendam “aos mais altos padrões de qualidade”.

O organismo assegura ainda que “está a fazer todos os possíveis para salvaguardar o abastecimentos e mitigar os efeitos de qualquer atraso na entrega desta vacina” na Europa..

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT