Saúde

Variante britânica do vírus já foi detetada em 60 países (incluindo Portugal)

A OMS também está a monitorizar a propagação de duas outras variantes que apareceram no Brasil, no estado do Amazonas.
É preciso precaução.

A variante britânica do vírus da Covid-19 continua a espalhar-se pelo mundo e foi detetada, na semana passada, em 60 países e territórios, anunciou esta quarta-feira, 20 de janeiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Esta nova estirpe está presente em mais dez países e territórios face ao avaliado em 12 de janeiro, disse a OMS citada pela Lusa. Já a variante sul-africana, que, tal como a britânica, é muito mais contagiosa do que o vírus SRA-CoV-2 original, está a espalhar-se mais lentamente e está presente em 23 países e territórios, mais três do que a 12 de janeiro, acrescentou.

A OMS também informou ter monitorizado a propagação de duas outras variantes que apareceram no Brasil, no estado do Amazonas, uma delas detetada no Japão em quatro brasileiros.

A variante britânica comunicada à OMS em meados de dezembro é considerada 50 a 70% mais contagiosa do que o novo coronavírus original e está presente nas seis áreas geográficas da OMS, enquanto a variante sul-africana está presente apenas em quatro delas, sublinhou a OMS, sem especificar quais. Existe também a questão da eficácia das vacinas contra estas novas variantes, mas até agora não há provas de que sejam menos eficazes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT