Nos dias anteriores à cerimónia dos Óscares, o apresentador Jimmy Kimmel, brincava, aquando da apresentação da passadeira dourada, que este ano não se esperava qualquer confusão ou derramamento de sangue. A verdade é que este ano ninguém levou um soco em direto, mas não se pode dizer que a 95.ª edição tenha ficado livre de qualquer incidente. Um dos vencedores da noite precisou de ser levado de emergência para o hospital, devido a uma perfuração no intestino.
Eric Saindon ganhou a estatueta dourada destinada à categoria Melhores Efeitos Visuais, juntamente com a restante equipa, Joe Letteri, Richard Baneham e Daniel Barrett, pelo filme “Avatar: The Way of Water”. O especialista em efeitos especiais ainda subiu ao palco para receber o prémio, mas logo a seguir, enquanto respondia ás questões de alguns jornalistas, teve de ser assistido por não aguentar as dores fortes que estava a sentir no abdómen.
Lila Saindon, mãe de Eric, explicou à NBC News Center Maine, que o filho já tinha sido assistido no hospital na manhã de domingo, 12 de março, horas antes do início da gala. Com os relatórios médicos a assegurarem que não se tratava de apendicite, pedras nos rins, ou algo mais grave, o especialista em efeitos visuais recebeu alta e foi medicado com analgésicos para as dores. Determinado a não faltar à cerimónia, “vestiu o smoking no hospital e correu para o Dolby Theatre, em Los Angeles”, acrescentou a progenitora.
A medicação receitada não foi suficiente e viu-se mesmo obrigado a abandonar a cerimónia. Sentia dores lancinantes e foi imediatamente levado para o hospital. O novo diagnóstico determinou que Eric Saindon tinha uma perfuração no intestino delgado, ou seja, uma lesão grave que pode ter várias origens, como a ingestão de algum corpo estranho, stress, ou úlceras. Quando não tratadas podem conduzir a infeções graves ou sepsis.
O norte-americano de 53 anos terá sido imediatamente operado, encontrando-se agora, de acordo com um representante da produtora de efeitos visuais Weta FX, “bem e a recuperar”. Lila Saindon adiantou ainda que Eric foi posteriormente transferido para a unidade de cuidados intensivos, onde terá de ficar internado cerca de um mês.
“Fiquei feliz por ele ter saído naquele momento. Uma perfuração é uma coisa séria”, disse a mesma fonte em declarações ao canal Entertainment Tonight.