Saúde

Videochamadas têm um impacto negativo no cérebro (e, sim, são mais cansativas)

Passar demasiadas horas em reunião frente ao computador não é saudável, dizem os especialistas.
É perigoso.

As videochamadas por Zoom ou Microsoft Teams tornaram-se indispensáveis pandemia e, desde então, passaram a fazer parte da nossa rotina pós-Covid-19. Em reuniões, consultas ou aulas, há quem passe horas ao computador ou ao telemóvel. Se sente que nos dias em tem calls fica particularmente cansado, saiba que não é o único e que até há uma explicação científica para isso.

Investigadores austríacos encontraram uma ligação entre a videoconferência em contextos educativos e a fadiga. Para chegarem a esta conclusão analisaram os sinais fisiológicos de 35 estudantes que assistiam a palestras sobre engenharia numa universidade austríaca. Metade da turma assistiu a uma aula de 50 minutos por videoconferência num laboratório próximo e a uma aula presencial na semana seguinte, enquanto a outra metade assistiu primeiro ao vivo e depois online.

Monitorizaram a atividade cerebral e o ritmo cardíaco dos voluntários recorrendo a eletroencefalogramas (EEG) e eletrocardiogramas (ECG). E, para completar a análise, pediram que respondessem algumas perguntas sobre o humor e os graus de fadiga.

No final concluíram que houve diferenças “notáveis” entre os grupos presenciais e online. O cansaço dos alunos que assistiam à distância aumentou ao longo da sessão e os estados cerebrais mostraram que se esforçavam mais para prestar atenção. O humor também oscilou. Enquanto o grupo que assistia à aula presencialmente sentia-se mais animado e ativo, os outros estavam cansados e com sono, explicam os resultados, publicados na revista “Scientific Reports” a 23 de outubro.

A pesquisa concluiu, no final, que as chamadas por Zoom e Teams têm impacto físico no organismo. Os investigadores sugerem que estas ferramentas devem ser “consideradas como um complemento da interação presencial, mas não como um substituto”. Porém, admitem que a investigação deve ser reproduzida em ambientes empresariais e em casa para resultados mais exatos sobre esta relação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT