Saúde

“Vocês mataram o meu pai”: o testemunho de um português desesperado

Utente acusa Hospital de Vila Franca de Xira de negligenciar as condições dos doentes com Covid-19.
Vídeo mostra o desespero de um filho

Foi com um discurso visivelmente emocionado e exaltado que um utente partilhou nas redes sociais, esta terça-feira, 19 de janeiro, as condições que se vivem atualmente no Hospital de Vila Franca de Xira. Num testemunho em vídeo, que já conta com mais de dez mil partilhas, Rui Bica acusa o governo de ter causado a morte do seu pai.

Ao longo de cerca de quatro minutos, o utente explica que deixou o pai nas urgências do hospital a 1 de janeiro e que terá ido recolhê-lo “dentro de um saco” para ser enterrado esta terça-feira, dia 19, queixando-se ainda que não terão deixado que se despedisse do pai nem que o reconhecesse. “Vocês mataram o meu pai”, diz, explicando que este tinha estado 11 meses fechado em casa e que teria ido para o hospital sem estar infetado com Covid-19, vírus que terá depois contraído.

Durante o mesmo vídeo, Rui Bica faz questão de mostrar que a zona de covidário fica a poucos metros da receção onde são admitidos todos os doentes. Pela proximidade, o utente explica ainda que os doentes com suspeita de infeção por Covid-19 têm de ir às casas de banho da sala de espera, colocando os outros doentes em risco.

Num discurso mais exaltado, acaba mesmo por acusar o Governo, António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa, Marta Temido e Graça Freitas de serem os responsáveis pela morte do seu pai. Num conjunto de outros vídeos publicados por Rui Bica nas últimas horas, surgem ainda acusações de estarem a infetar os mais velhos e os mais pobres de propósito: “Hoje em dia, vir aqui [ao hospital] é o equivalente ao que o Hitler fez na guerra, não é com gás, infetam-nos com Covid-19, se não tiverem”.

Na legenda do vídeo, o utente pede ainda às autoridades de saúde para darem a cara: “A culpa é do vosso sistema da vossa mania de não escutar o povo”. No final das imagens partilhadas é ainda possível ver a segurança do hospital a tentar levar Rui Bica para fora do edifício.

Entreguei vos o meu pai vivo Hospital de Vila Franca de Xira vou recebê-lo hoje dentro de sacos, vocês continuam a…

Posted by Rui Manuel Ramos Bica on Tuesday, January 19, 2021

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT