Saúde

“Vou infetar todos”: homem preso depois de ter originado surto de Covid-19 num ginásio

O empregado de limpeza terá sido responsável pelo contágio de, pelo menos, 22 pessoas.
Contagiou 22 pessoas.

Um homem, funcionário de um ginásio, foi detido pelas autoridades espanholas depois de ter originado um surto de Covid-19 na localidade de Manacor, nas Baleares. De acordo com a imprensa local, o homem detido esta sexta-feira, 23 de abril, terá sido responsável por um surto que já conta com 22 casos.

De acordo com o “Periodico de Ibiza”, tudo terá acontecido no final de janeiro. Depois de ter manifestado alguns sintomas da doença, o homem — que já é conhecido em Espanha como o “super contagiador” — foi aconselhado a ficar em casa pelas autoridades de saúde, enquanto aguardava pelos resultados de um teste de PCR que tinha realizado para perceber se estava infetado com Covid-19. 

No entanto, o homem continuou a ir trabalhar nos dias seguintes, mesmo doente. Alguns dos clientes do ginásio referem que enquanto limpava o local, o homem tossia frequentemente. Quando se apercebia que a sua tosse chamava a atenção de alguém dizia, em tom de brincadeira: “vou infetar todos”.

O problema é que não era brincadeira nenhuma. O teste acusou positivo e alguns dos clientes — e outros funcionários do ginásio — acabaram por ficar também doentes. Neste momento, as autoridades conseguiram estabelecer uma ligação entre o homem e, pelo menos 22 casos da doença, num surto que agora ganha contornos judiciais.

Agentes da Guardia Civil espanhola detiveram esta sexta-feira, dia 23, o homem, que é agora acusado de disseminar uma doença contagiosa e pode mesmo enfrentar uma pena de prisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT