saúde

Dois hipopótamos testam positivo à Covid-19 — vivem em jardim zoológico

Os animais foram colocados em quarentena no zoo belga por precaução. São os primeiros da espécie infetados.
Os dois hipopótamos foram colocados em quarentena.

Estão sem sintomas de maior, mas foram colocados de quarentena. Dois hipopótamos de um jardim zoológico de Antuérpia, na Bélgica, testaram positivo à Covid-19. Assim que se soube dos resultados foram logo isolados para não infetarem outros animais.

“Que tenha conhecimento, estes são os primeiros casos [de Covid-19] nesta espécie. Em todo o mundo, o vírus foi relatado principalmente em grandes macacos e felinos”, explicou à agência Reuters Francis Vercammen, veterinário do zoológico.

Imanie e Hermien, assim se chamam os dois hipopótamos. Têm 14 e 41 anos, respetivamente. Apresentam apenas escorrimento do nariz, mais nenhum outro sintoma grave.

Em todo o mundo, já existem relatos da passagem da Covid-19 para animais domésticos, como gatos e cães. Em zoos os casos de infeção registaram-se em felinos, lontras, hienas ou primatas.

Até ao momento, não foi possível a este jardim zoológico de Antuérpia perceber como os animais foram infetados. São recorrentes os testes aos funcionários e nenhum acusou positivo ou apresentou sintomas nas últimas semanas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT