Alimentação Saudável

Estes scones de aveia preparam-se em 2 minutos no microondas

Não têm glúten nem lactose e só precisa de cinco ingredientes. Parece-lhe bem?

Queremos isto todos os dias.

“Receitas saudáveis? Isso demora imenso tempo” — quantas vezes já ouviu esta frase? A ideia de que um snack ou uma refeição saudável demora três horas, precisa de 15 ingredientes e não tem um sabor tão agradável é uma ideia geral. Mas adivinhe? É precisamente o oposto.

Há receitas que se preparam em apenas dois minutos. Para comprovar isso, Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, partilhou com a NiT uma espécie de scones que podem ser feitos no microondas.

Bónus: não levam ovo, lactose ou farinha de trigo. E são uma ótima opção para um pequeno-almoço ou para um lanche, seja para acompanhar com um chá quente ou frio.

“Apenas é necessário aveia (caso seja necessário, não se esqueça de utilizar a versão sem glúten), chia, bebida vegetal, fermento e puré de maçã. Só ingredientes com boa qualidade nutricional”, explica à NiT. Tome nota da receita.

Ingredientes:

— 30 gramas de flocos de aveia;
— 28 gramas de puré de maçã;
— Uma colher de café de fermento;
— 15 mililitros de bebida de amêndoa;
— Uma colher de sopa de sementes de chia.

Modo de preparação:

Coloque a aveia, o fermento e a chia num processador, e triture. Depois de colocar numa tigela, junte o puré de maçã e a bebida de amêndoa. Transfira o preparado para uma tigela baixa e leve ao microondas durante dois minutos. Deixar arrefecer, corte ao meio e recheie a gosto.

Dica da nutricionista: “Também pode substituir o puré de maçã por banana. Experimentei a receita sem chia e usei sementes de sésamo. Não é doce por isso, caso goste de scones ligeiramente adocicados, poderá adicionar açúcar de coco ou mel.”

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