NiTletter
Fit
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Ginásios e outdoor

PT italiano tinha um cliente chamado Robert. Um dia viu-o na televisão: era o novo Papa

No ginásio ninguém sabia sequer que Robert Prevost era cardeal ou estava ligado à Igreja. O personal trainer revelou o tipo de treino que Leão XIV fazia.

Na tarde de 8 de maio, Valerio Massella estava, como tantos outros milhares de pessoas, à frente da televisão para ver o anúncio do novo Papa. Assim que Leão XIV surgiu na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, o personal trainer, de 26 anos, apanhou um susto. Quando viu o rosto de Robert Prevost, nem queria acreditar: aquele era o cliente que treinava três vezes por semana.

“Reconheci-o logo. Eu treinei o futuro pontífice, é inacreditável. Para mim, era um cliente como qualquer outro, e comportava-se como todos os outros clientes do ginásio”, contou Massella numa entrevista publicada este sábado, 17 de maio, no diário italiano “Il Messaggero”.

Desde 2023 e até ser eleito pelo Conclave, o atual Papa treinava num ginásio anexo ao Vaticano. É um homem “muito reservado, mas sempre muito simpático e sorridente, […] amável, nunca estava nervoso ou irritado. É uma pessoa verdadeiramente serena e equilibrada“, descreveu Valerio Massella.

No ginásio ninguém sabia sequer que Robert Prevost era cardeal ou estava ligado à Igreja. O personal trainer “pensava que era um professor, um académico, ou algo do género. Certamente, uma pessoa que passava horas à secretária, embora os seus parâmetros físicos fossem muito bons”.

A rotina do pontífice incluía aquecimento, passadeira e elítica, assim como exercícios de força e postura, e costumava estar no ginásio durante uma hora. O Papa Leão XIV tem uma “forma física excecional, típica de alguém que nunca deixou de praticar desporto, com uma excelente relação entre massa muscular, massa óssea e massa gorda”.

A hora ia mudando, mas chegava sempre ao ginásio de manhã. “Penso que tinha a ver com compromissos de trabalho, embora nunca tenhamos falado sobre isso e eu nunca lhe tenha perguntado”, disse Massella. A verdade é que o novo Papa, “pouco ou nada” falava durante o treino.

Outro dos pontos fortes de Robert Prevost era a “grande resistência física”. O novo Papa era acompanhado por Valerio Massella desde que Francisco o chamara a Roma, em 2023, como chefe do Dicastério para os Bispos.

ARTIGOS RECOMENDADOS