Alimentação Saudável

VeryChaga: afinal, o que são e para que servem os cogumelos funcionais?

Ao contrário dos cogumelos à venda nos supermercados, esta classe de fungos “cura a partir de dentro”.
O Chaga é um dos cogumelos funcionais

Chaga, Reishi e Lion’s Mane. Por muito que procure, não os encontrará à venda nos supermercados. Esta classe especial de fungos oferece benefícios significativos para o bem-estar, incluindo melhorias na imunidade, na função cognitiva e na gestão do stresse. Com séculos de utilização na Sibéria e noutras partes da Ásia como remédios para fortalecer a imunidade e promover a saúde, estes cogumelos têm sido alvo de numerosos estudos sobre as suas propriedades e potenciais benefícios.

O Chaga, por exemplo, promove a produção de citocinas que regulam o sistema imunitário, estimulando os glóbulos brancos, as defesas naturais do organismo contra infeções provocadas por bactérias e vírus nocivos.

São os três cogumelos que sustentam a VeryChaga. Por trás da marca está Inês Bleck, uma empreendedora que fundou a marca portuguesa com base na sua experiência pessoal e profissional. Aos 45 anos, e após uma longa carreira em marketing, Inês decidiu seguir um novo caminho ao sentir na pele os benefícios dos cogumelos funcionais. “Trabalhei em várias multinacionais ligadas à área da saúde do consumidor, incluindo suplementos alimentares e dermocosmética. Isso permitiu-me estar em contacto com temas relacionados com alimentação e um estilo de vida saudável”, revela.

Após a sua passagem pela Iswari, onde identificou as necessidades dos consumidores, teve a oportunidade de participar na criação da Bettery, uma marca de nutrição desportiva vegan, em 2023. Foi nessa altura que identificou uma oportunidade de negócio. “Percebi que era viável procurar bons ingredientes, elaborar formulações de qualidade, criar um conceito adequado ao perfil do consumidor e lançar um novo produto num ‘oceano de tubarões’, num mercado super competitivo, dado que a suplementação é um mundo vasto.”

Inês Bleck

Maior conexão com o corpo 

Há três anos, inspirada por um amigo que trabalhava com cogumelos funcionais, começou a consumir Chaga, que descreve como “um dos menos conhecidos”, em forma de comprimidos e infusões. O resultado foi imediato: “Comecei a ver mudanças no meu corpo — a reduzir o inchaço e a inflamação nos intestinos e na pele, tornando-se menos reativa. Foi como se o meu corpo falasse comigo”, confessa, esclarecendo que não pretende associar o tema ao campo da metafísica. “A investigação científica comprova o funcionamento dos polissacarídeos e beta-glucanos, os principais compostos biológicos destes cogumelos.”

Além da melhoria na autoestima, Inês notou um aumento significativo na sua energia. “O Chaga tem antioxidantes que combatem o stresse oxidativo e isso mudou a forma de me relacionar com o corpo”, explica. A assinatura da marca — “heal from the core”, em português, “curar a partir de dentro” — não foi escolhida ao acaso, reflete esta abordagem. “Abre uma oportunidade para olhar para dentro e tratar o que está no interior, uma vez que os cogumelos atuam na função celular.”

Os três suplementos podem ser tomados em conjunto.

Com base na sua experiência, Inês sabia que a forma líquida, ou tintura, era a melhor maneira de o corpo absorver os biocomponentes dos cogumelos. Por isso, o produto da marca é disponibilizado em frascos de 50 ml, com uma dose recomendada por dia, “diretamente na boca ou diluída numa bebida”. Cada frasco contém extrato puro de cogumelo funcional, produzido num laboratório biotecnológico na Finlândia, água purificada e álcool (22 por cento).

Porquê VeryChaga?  

O nome escolhido reflete a inspiração inicial de Inês. Apesar de ter avançado com a comercialização dos três cogumelos em simultâneo, registados na DGAV como suplementos alimentares, foi o Chaga que a fez despertar para este universo. “Comecei a ter esta conexão interior e a curar feridas físicas e emocionais, logo achei que fazia sentido chamar-se VeryChaga”. 

Além do Chaga, conhecido como o “cogumelo da longevidade”, que promove a “regeneração celular, imunidade e longevidade”; optou também pelo Lion’s Mane, ou “cogumelo do cérebro”, que “potencia a função cognitiva, a produtividade e a clareza mental”. Finalmente, o Reishi, denominado “cogumelo da calma”, que “promove a tranquilidade, melhorando o sono e reduzindo os níveis de stresse”. Estes cogumelos são todos cultivados no norte da Europa, onde o Chaga é colhido de bétulas no Ártico Norte, enquanto os outros são cultivados em substrato orgânico proveniente da mesma floresta. 

Inês está consciente de que a sua oferta se destina a um nicho de mercado, considerando que cada frasco, que dura um mês, tem um custo de 42€. “Contudo, assim que perceberem os efeitos, acredito que a maioria das pessoas irá querer adquirir o pack de três.” Apesar do “perfil de segurança elevado” destes suplementos, existe uma contraindicação: “O Chaga não deve ser tomado em simultâneo com anticoagulantes, pois liquidifica o sangue”.

No que diz respeito ao futuro, Inês pretende expandir a sua gama de cogumelos funcionais, introduzindo novas opções que tragam diferentes benefícios para a saúde.

Os três suplementos estão disponíveis para compra online e custam 42€ cada um, sendo que o pack de três custa 117€.

Carregue na galeria para ver algumas imagens dos produtos e da fundadora da marca.

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