Na cidade

Arouca: Passadiços do Paiva reabrem parcialmente esta sexta-feira

O percurso no meio da natureza foi atingido por um incêndio a 11 de agosto.

Depois dos incêndios que devastaram (outra vez) os Passadiços do Paiva, a Câmara Municipal de Arouca anunciou que o trajeto vai reabrir parcialmente esta sexta-feira, 19 de agosto. Os passadiços de madeira, que têm um total de oito quilómetros de extensão, foram atingidos pelas chamas a 11 de agosto. Cerca de 700 metros do percurso ficaram destruídos.

Nesta primeira fase vão reabrir cerca de quatro quilómetros, que unem Espiunca à Praia do Vau. Esta zona não ficou danificada pelo fogo, tendo sido apenas necessário proceder a uma reorganização logística na forma como os visitantes iniciam o passeio.

“O percurso será mais curto do que era habitual, mas continua a incluir algumas das áreas mais interessantes do passeio, como a praia fluvial do Vau e a ponte pênsil [suspensa] em corda, que atravessa o rio de uma margem à outra”, explicou José Artur Neves, presidente da autarquia de Arouca, em declarações reproduzidas pelo site “Sapo24”.

O preço mantém-se (1€ por pessoa), assim como o horário (7h30 às 20 horas). Para já, vai ser obrigatório fazer reserva antecipada através do site dos Passadiços do Paiva. Quanto à abertura do resto do percurso, ainda não é possível avançar com uma data.

“Essa parte do trajeto implica mais cuidados, porque o incêndio afetou a estabilidade das pedras e temos que avaliar muito bem a segurança das escarpas para evitar riscos de derrocada, sobretudo no inverno, com as chuvas. Deve ser coisa para ainda demorar uns meses e só depois disso é que permitiremos o acesso à extensão total da estrutura.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT