Turismos Rurais e Hotéis

Aqua Village: abriu o primeiro health resort do centro do País

O espaço de cinco estrelas tem vista para a Serra da Estrela e serviço de massagens na copa das árvores.

Três piscinas, uma sala de cinema, uma praia fluvial privativa e massagens nas copas das árvores. O Aqua Village Health Resort & SPA fica na povoação de Caldas de S. Paulo, em Oliveira do Hospital, Coimbra, e recebeu os primeiros hóspedes esta segunda-feira, 12 de setembro.

Situado nas margens do rio Alva, e de frente para a Serra da Estrela, o Aqua Village Health Resort & SPA é o primeiro health resort de cinco estrelas da região centro do País. O espaço pertence a Francisco Cruz, que detém a empresa Craptur — Apartamentos Turísticos. “Nós já tínhamos outra unidade, de pequena dimensão, a Quinta do Forninho”, conta à NiT Francisco Cruz, filho do proprietário (têm o mesmo nome) e diretor-geral do resort.

Cinco anos depois, em 2009, começaram a desenhar o projeto do Aqua Village Health Resort & SPA. No total, o espaço tem oito edifícios, espalhados por uma propriedade com quatro hectares, que recebem hóspedes nos 29 apartamentos das tipologias T1 e T2.

Em todos os espaços, a ligação à água é muito forte. “Tudo aqui está relacionado com a água. Temos uma praia fluvial, 500 metros de margem de rio, águas termais. O nosso logótipo é uma gota, e essa gota está presente em centenas de espaços dentro do empreendimento, desde o mobiliário às paredes exteriores.”

E porquê Oliveira do Hospital? “O local tem uma paisagem assustadoramente bela. Para além disso, estamos num concelho e região com muito potencial, mas pouco desenvolvida e explorada.”

A decoração foi toda pensada pelos proprietários. Os móveis, por exemplo, foram desenhados por eles e mandados fazer na Móveis Sancho & Filhos, de Oliveira do Hospital. Também foram os donos do Aqua Village Health Resort & SPA que projetaram os candeeiros do exterior, que “parecem árvores de Natal” e estão espalhados na área lúdica do resort.

“Tudo aqui está relacionado com a água. Temos uma praia fluvial, 500 metros de margem de rio, águas termais”, conta à NiT Francisco Cruz, diretor-geral do Aqua Village Health Resort & SPA

Entre os 29 apartamentos, há um muito especial: a suite presidencial. Fica num edifício com três pisos, tem uns impressionantes 220 metros quadrados e, nas palavras de Francisco Cruz, “tudo o que uma pessoa pode querer e imaginar”. Dois quartos, três casas de banho, jacuzzi, banheira de hidromassagem e uma cabine de duche com cromoterapia e rádio. O espaço resulta da recuperação de um edifício antigo, cuja única coisa que restava eram duas lareiras, uma em cima da outra. Ainda estão lá.

Todos os apartamentos têm varanda, área de refeições, casa de banho privativa, cozinha e varanda com vista para o rio Alva. Se optar por um apartamento premium, há uma banheira de hidromassagem na varanda. Privacidade garantida.

Nas áreas lúdicas do hotel, há muito para fazer. Comecemos pelas piscinas: são três no total, uma exterior, uma com jacuzzi e outra com água termal. E porque ainda continuamos a falar de água, o Aqua Village Health Resort & SPA tem também um spa com salas de massagens, ginásio, sauna e banho turco.

Mas se é uma massagem que procura, o melhor está lá fora. O resort oferece a possibilidade de relaxar ao ar livre numa estrutura que está suspensa nas copas das árvores. São duas, têm a forma de uma gota de água e estão a dois metros de altura do chão. “Inicialmente pensámos em pô-la mais alta, mas por causa de alguns clientes que possam sofrer de vertigens, não o fizemos.” E como é feito o acesso à gota? “Isso é surpresa. Depois vêem.”

As gotas deverão estar prontas em outubro e, se tudo correr bem e os hóspedes gostarem, poderão ser construídas outras — até para quem só queira ler um livro ou relaxar num local diferente.

O Aqua Village Health Resort & SPA tem também um restaurante de autor, o Roots Restaurant & Bar, onde o chef Anderson Miotto prepara pratos inspirados nos produtos típicos da região. O restaurante tem capacidade para 40 pessoas e fica no primeiro piso. No rés do chão fica o bar, que dá para mais 40 clientes.

O resort tem ainda um restaurante regional, uma sala de congressos e uma sala de cinema com capacidade para 60 pessoas — onde para além das exibições de filmes, se podem realizar reuniões ou eventos.

Consoante a época e a tipologia do apartamento, os preços por noite variam entre 135€ e 1.000€.

Carregue na foto acima para ver mais imagens do Aqua Village Health Resort & Spa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT