Viagens

Algarve, Madeira e Passadiços do Paiva: os grandes vencedores nos World Travel Awards

Os Óscares do turismo anunciaram a lista de vencedores mundiais e 12 dos troféus caíram em mãos portuguesas.
A Madeira foi eleita como o melhor destino insular do planeta

No final de um ano turbulento onde nada correu como era previsto no setor do turismo, vislumbra-se pelo menos um sinal de normalidade. Como sempre acontece todos os anos, os World Travel Awards foram anunciados e trouxeram bons motivos para manter o otimismo do turismo nacional, que sai da gala com 12 prémios.

Em destaque está o Algarve, eleito como Melhor Destino Mundial de Praia, a par da Madeira, que venceu na categoria de Melhor Destino de Ilhas. Outro dos mais prestigiados galardões ficou entregue aos já mundialmente famosos Passadiços do Paiva, escolhidos para liderar o pódio como Melhor Atração de Turismo de Aventura.

No plano individual, foram quatro os hotéis portugueses que mereceram também a atenção do público e sobretudo dos profissionais da indústria — cujo voto vale por dois —, que elegeram o Conrad Algarve como o Melhor Resort de Luxo e Lazer do mundo. Segue-se o L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo, destacado como Melhor Hotel Vínico.

O Olissippo Lapa Palace Hotel, em Lisboa, brilhou na categoria de hotéis clássicos. E no segmento luxuoso de alojamentos de praia e lifestyle, o Pestana Porto Santo All Inclusive bateu toda a concorrência.

Sem grande surpresa, dado o impacto internacional que tem tido a iniciativa, o Dark Sky Alqueva foi premiado com o prémio de Turismo Responsável. Além de ter sido a primeira região a receber a certificação internacional Starlight Tourism Destination, o seu isolamento permite a observação do céu estrelado como poucos locais no mundo — e une essa localização privilegiada aos eventos, cursos e passeios noturnos.

Já repetente nestas andanças é a Parques de Sintra, responsável pela gestão dos monumentos locais — Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre — e que recebeu novamente o prémio de Melhor Empresa de Conservação.

Outro dos distinguidos nacionais foi a empresa Amazing Evolution, premiada na categoria de Melhor Operador de Hotéis Boutique. A marca nacional gere alojamentos como o You and The Sea, Aldeia da Pedralva, Placid Village, Hello Villas, Hotel Fonte Santa ou Czar Lisbon Hotel, entre outros.

E mesmo apesar dos últimos anos turbulentos, a TAP conseguiu destacar-se em duas categorias. A companhia aérea nacional foi eleita como a melhor nas ligações a África e América do Sul.

Pode ver a lista completa de vencedores dos World Travel Awards no site oficial da organização.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT