Na cidade

Caravela Vera Cruz vai receber visitas gratuitas durante um dia

A antiga embarcação vai estar aberta a visitas já no sábado, 20 de abril, na Doca de Alcântara.
É uma das embarcações mais antigas de Portugal

A caravela Vera Cruz vai receber visitas entre as 10 e as 13 horas, e as 14 e as 18 horas do dia de sábado, 20 de abril, logo após atracar na Doca de Alcântara. A réplica exata daquele que é considerado um dos mais importantes navios da história marítima portuguesa foi construída no ano 2000, no estaleiro naval de Vila do Conde, precisamente quando se cumpriam 500 anos desde a descoberta do Brasil.

O navio vai abrir as portas do convés para que os visitantes possam explorar o espaço e conhecer mais sobre a importância que estas embarcações tiveram na época dos Descobrimentos, durante os séculos XV e XVI. “A caravela portuguesa era uma embarcação rápida, de fácil manobra, apta para a bolina, de proporções modestas e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. As caravelas eram embarcações de fraco calado que podiam facilmente subir os rios da costa africana”, pode ler-se no site da Associação Portuguesa de Treino de Vela (APORVELA).

Segundo a Associação, a construção desta réplica tem como propósito não só a formação e treino de mar para jovens, como também a participação em provas e eventos náuticos. Serve também como veículo de investigação do desempenho e das manobras realizadas pelas antigas caravelas portuguesas, e é ainda um ponto de paragem para muitas visitas de estudo com escolas em Lisboa. 

“O treino de mar a bordo dos Grandes Veleiros, proporciona a aprendizagem da arte da marinharia e navegação, valoriza a importância do trabalho de equipa, e permite sobretudo, que as pessoas se conheçam a si próprias e que descubram forças e talentos escondidos”, reforça a APORVELA.




ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT