Back in Town

Carris: se não validar o passe vai passar uma vergonha

Esta terça-feira, a empresa de transporte passa a ter um sistema que alarme que identifica quem não paga o bilhete — e faz barulho.

O que é que têm em comum os alarmes das lojas com os autocarros da Carris? A partir desta terça-feira, 15 de novembro, tudo. A empresa de transporte abriu guerra aos caloteiros e instalou um sistema de alarme capaz de identificar quem viaja sem pagar bilhete.

Da mesma forma que se sair de uma loja com uma camisola que não pagou, entrar num autocarro e não validar o passe ou o bilhete vão ativar um sinal — visual e sonoro. Para já o sistema está em fase de testes, mas até ao final do ano vai estar a funcionar em quatro autocarros 711 (Alto Damaia-Terreiro do Paço).

Criado pela empresa portuguesa Outmind, o TicketCheck, é assim que se chama este serviço, o sistema age de acordo com as imagens recolhidas por uma câmara. Quando a máquina não detecta os movimentos habituais de quem passa o bilhete, é accionado um alarme visual e sonoro.

Segundo a Carris, conforme cita a Rádio Renascença, a empresa de transportes estima que 15% dos passageiros circulem nos autocarros sem pagar bilhete. Esta percentagem corresponde a um prejuízo de um milhão de euros.

Para já a empresa vai testar o sistema com a ajuda de agentes, que estarão dentro dos autocarros para “apresentar e esclarecer os clientes sobre o funcionamento do equipamento”, cita a estação de rádio. Depois disso, e consoante os resultados, a Carris vai ponderar instalar o TicketCheck em mais autocarros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT