Na cidade

O genial atrelado português que transforma o seu carro numa caravana para as férias

As mini caravanas feitas em Portugal foram uma reinvenção de pandemia de uma empresa de stands e exposições.
Uma maravilha.

Durante anos, a empresa com sede em Arruda dos Vinhos, ExpoMundo, dedicou-se a construir stands de feiras e eventos, um pouco por todo o lado. Fazia-o desde 2009, tinha o seu espaço e reputação no setor, nacional e internacional. Mas veio uma pandemia mundial e as feiras e eventos deixaram de existir.

A empresa reinventou-se: e dedicou-se à construção de atrelados conhecidos como “teardrop”: na prática minicaravanas, que transformam um qualquer carro comum numa autocaravana, para permitir que se parta à aventura e exploração, seja nos fins de semana, folgas ou férias.

Desde o seu início em 2009, a marca construtora de stands tinha tido, entre os seus clientes, vários órgãos de turismo, tais com a APAVT – Associação das Agências de Viagens de Portugal, o Turismo da Madeira, a Associação de Turismo de Lisboa. Eram também clientes vários países tais como o Brasil, Cabo Verde, Marrocos, Venezuela, Moçambique, Argentina, nas suas mais variadas feiras internacionais.

O turismo e as viagens fizeram, por isso, de certa forma sempre parte do ADN da empresa; e por isso a reinvenção, imposta pela situação pandémica mundial, fazia mais sentido seguindo por este caminho.

“Desde o início da pandemia, e devido aos fortes constrangimentos em função do confinamento e da contenção social mundial, alteramos o nosso “core business”, no sentido de nos adaptarmos às novas realidades. E começamos a fazer transformações de carrinhas em autocaravanas onde surgiu o lançamento da minicaravana Cocoon”, conta um responsável à NiT.

Precisamente por causa da pandemia, embora a tendência já fosse crescente antes dela, o último ano assistiu a um boom de interesse e reservas em autocaravanas, em todas as plataformas em que tal é possível, sendo o sonho de muitos deter a sua própria unidade.

E é aqui que a empresa entra. “Trata-se de uma tendência mundial, visto o turismo cada vez mais requerer que não haja grandes aglomerados de pessoas; e onde a utilização da Cocoon vem responder às demandas de mercado”, acrescenta a mesma fonte.

No fundo empresa portuguesa em Arruda dos Vinhos estreou-se no mercado das caravanas a nível nacional e internacional criando uma sub marca, a YGOnow que por seu turno acaba de lançar a sua teardrop, a tal minicaravana.

A Cocoon, explica a YGO Now, consiste num atrelado com capacidade para acomodar duas pessoas adultas. Inclui espaço para dormida, assim como para uma mini cozinha.

Tem ainda uma estrutura na parte superior que permite, por exemplo, transportar pranchas de surf ou acoplar uma tenda. Esta teardrop pode ser rebocada por qualquer carro, não sendo necessária uma carta de condução especial face à do automóvel que a transporta.

A Cocoon está disponível para encomenda em seis cores standard e em três versões de especificações de equipamento, desde um modelo mais económico, até um modelo com mais equipamentos, funcionalidades e extras incluídos, como tomadas USB, colchão, fogão e alimentação elétrica autónoma.

Os preços começam nos 5.660€ e as informações podem ser todas obtidas online. Além disso, a nova marca YGOnow desdobra-se em dois novos produtos: além destas minicaravanas, também aposta na transformação de autocaravanas. A empresa tem uma linha de produção exclusiva para a produção e adaptação destes veículos e atrelados que podem ser personalizados e ajustados às necessidades e preferências do cliente, podendo os pedidos e consultas serem, também, feitos através da sua página.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor esta nova, Made in Portugal, minicaravana Cocoon.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT