Cristiano Ronaldo fez 40 anos esta quarta-feira, 5 de fevereiro, e a data foi assinalada um pouco por todo o mundo. De reportagens a notícias, dos milhões de comentários e publicações nas redes sociais, os parabéns e homenagens multiplicaram-se. Uma delas, porém, chegou mais alto que as demais. Literalmente.
O jogador ganhou uma estátua em Nova Iorque, nos EUA, por ocasião do seu 40.º aniversário. Do alto dos seus 3,6 metros, a imponente figura de Ronaldo pede silêncio no cruzamento mais famoso do mundo, Times Square.
A escultura em bronze foi criada por Sergio Funari, escultor italiano, mais conhecido pelos seus trabalhos em terracota. “Ronaldo é mais do que um simples jogador de futebol; é um símbolo de perseverança, de excelência e unidade global, que me inspirou na criação desta obra”, afirmou o artista de 56 anos.
Vestido com as cores de Portugal, verde e vermelho, o futebolista está retratado com o dedo indicador esticado à frente da boca — gesto que se tornou uma das suas imagens de marca, e a que recorreu em vários momentos ao longo da carreira, como uma referência à tentativa de “mandar calar” as críticas que lhe são dirigidas.
A obra foi recebida com entusiasmo pelos fãs, sobretudo os portugueses, que se juntaram à sua volta para abanar bandeiras de Portugal, e entoar o famoso “siiim”, que ficou célebre quando o jogador o gritou para celebrar a marcação de um golo.
O escultor Sergio Funari adiantou ter tido a esperança de que os fãs presentes em Times Square batessem o recorde mundial da maior quantidade de pessoas a entoar a palavra ao mesmo tempo, mas não foi possível confirmar se tal terá acontecido.
Contudo, o planos do artista são ainda mais ambiciosos. Funari quer que a sua estátua de Ronaldo dê a volta ao mundo, afinal está instalada num camião e pode ser transportada. Contudo, a lista de países que irão recebê-la ainda não foi divulgada.
@houseofhighlights The crowd is ELECTRIC in Time Square 👏🔥 #cristianoronaldo #ronaldostatue #soccer #futbol