NiTletter
Bucket list
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Bucket list

Gran Canária: a ilha de sonho onde pode nadar no deserto e caminhar na lua

É um destino cada vez mais popular para passar férias com a família. Não existe outro sítio assim na Europa.

Um deserto numa ilha? Existe e pode bem ser uma experiência que não vai esquecer. Afinal, as Dunas de Maspalomas são uma área de 400 hectares, no sul da ilha Gran Canária, que se estende até ao mar, terminando numa praia como dificilmente encontrará noutro lugar.

Esta formação surgiu durante a Idade do Gelo, quando a areia foi lentamente levada do fundo do oceano, até os montes de areia dourada ficarem totalmente expostos. Ainda hoje, as dunas continuam a mover-se e a ficar cada vez maiores. Desde 1987 que este espaço é considerado uma reserva natural protegida.

Não se preocupe, é impossível perder-se por aqui. Aliás, há várias atividades divertidas para fazer em família a qualquer altura do dia — como um passeio de camelo (18€ por pessoa) ou visitar a Charca de Maspalomas, para ver de perto  as aves aquáticas. O centro de visitantes, dentro do Hotel Riu Palace de Playa del Inglés, inclui painéis e vídeos interpretativos que mostram a origem das dunas e a sua importância ecológica. Pode também reservar lugar na rota guiada pelo parque Tony Gallardo de Maspalomas, que passa pela floresta de palmeiras canárias e as suas reproduções de ecossistemas da reserva. Junto ao centro de visitantes existe ainda um miradouro das dunas, que se liga ao romântico passeio Costa Canária de Playa del Inglés.

Seguindo o mesmo espírito de passeio em família, mas com uma paisagem bem diferente, pode explorar um cenário digno de filme. Literalmente. O Roque Nublo é um monumento natural que se ergue a mais de 1800 metros de altitude. Foi precisamente aqui que foram gravadas cenas da série de ficção “The Witcher”, bem como do filme de 2016, “Wild Oats”.

A paisagem vulcânica “junto ao céu” lembra os cenários lunares, portanto carregue a bateria do telemóvel para tirar algumas imagens que vão certamente acabar nas redes sociais. Com sorte, talvez consiga até avistar o vulcão vizinho, o Teide. 

Este ponto alto está localizado no centro da Gran Canária e fica a cerca de uma hora de qualquer cidade da ilha junto ao mar. Para chegar lá, tem de fazer uma caminhada de cerca de 1,5 quilómetros, a partir do parque de estacionamento, com alguma inclinação íngreme no final.

Quem já visitou o vulcão, garante que o percurso é super acessível, até para fazer com os miúdos. Basta levar calçado adequado, proteção solar e muita água. As fotos junto à formação rochosa e a vista 360º sobre toda a ilha farão valer a pena o esforço.

Vilas coloridas, café frutado e o mar como fundo

Numa ilha como a Gran Canária é difícil perder o mar de vista. E assim é que é bom. Seja no pico mais alto no centro da ilha, ou nas vilas costeiras, o mar acompanha-nos sempre. Já o mood, pode variar.

Agaete, por exemplo, oferece o que de mais tradicional a ilha tem para oferecer. A vila piscatória é um refúgio para quem procura mais tranquilidade. É ver o peixe fresco chegar nos barcos dos pescadores, pronto para ser servido nos vários restaurantes junto ao mar — nesta vila, o peixe é mesmo a escolha acertada para qualquer refeição.

Já na hora dos mergulhos, Las Salinas são as piscinas naturais obrigatórias durante a visita. São três, protegidas do mar aberto pelos rochedos, perfeitas para toda a família.

Quem gosta de café pode também encontrar por aqui uma experiência imperdível. Ainda a crescer no seu reconhecimento, o café do vale de Agaete quer estabelecer-se como um dos ícones gastronómicos da ilha. Existem várias fazendas para visitar, onde é possível provar esta bebida que muitos portugueses não dispensam.

Porém, é melhor preparar-se para um sabor bem diferente daquele a que está habituado no seu expresso diário. Da variedade Arábica, graças à localização das plantações junto a árvores de frutos, o café de Agaete tem um aroma frutado. Até há quem diga que vai buscar notas de chocolate ou alcaçuz. O resultado é um café ligeiramente ácido.

No final do dia, passe pelo porto de Mógan, para encontrar o cenário perfeito das fotografias ao por do sol. A vila colorida oferece recantos de uma beleza arquitetónica, a par da luz que inunda toda a zona. Já para ruas pitorescas que nos levam numa viagem no tempo, pode explorar Vegueta, em Las Palmas de Gran Canária. 

Também nesta cidade, o passeio não pode terminar sem passar por uma das melhores urbanas do continente europeu. A Praia de Las Canteras é o espaço favorito dos moradores, com um passeio que percorre os seus dois quilómetros de areal, cheio de cafés e restaurantes. E garantimos que nesta praia não vai ter um minuto de tédio. Pode fazer surf, stand up paddle e até snorkeling — é que a apenas 200 metros da costa, uma barreira de recifes naturais protege a praia do mar aberto e oferece uma fauna marinha vasta para quem quiser explorá-lo num mergulho tranquilo e seguro.

Carregue na galeria para conhecer estes e outros locais que tem mesmo de conhecer na Gran Canária.

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com Turismo de Gran Canaria.

ENTRETANTO EM