Miúdos

Histórico: Mattel lança primeira boneca Barbie com síndrome de Down

A marca norte-americana trabalhou com profissionais de saúde para que pudessem criar uma figura o mais realista possível.
Chegou às lojas a 27 de abril.

Já existem Barbies negras, plus size, com cadeiras de rodas, entre muitos outras. Atualmente, as famosas propostas da Mattel são tão inclusivas que representam milhões de pessoas. No entanto, foi apenas esta quinta-feira, 27 de abril, que a marca norte-americana lançou uma boneca com síndrome de Down.

O objetivo da insígnia é “permitir que todos os miúdos se vejam representados numa Barbie”. Para a criação desta novidade, juntaram-se à organização norte-americana National Down Syndrome Sociery (NDSS). “As crianças da nossa comunidade vão poder brincar com uma boneca que as representa”, conta Carol Boys, a diretora da NDSS, ao jornal britânico “The Guardian”.

A campanha foi protagonizada por Ellie Goldstein, uma modelo britânica de 21 anos que tem esta patologia. “Estou muito feliz. A diversidade é muito importante para mim, porque as pessoas precisam de ver que existem pessoas como eu no mundo e não devemos ser escondidas”, afirma.

Para criarem uma boneca que representa verdadeiramente as mulheres que têm síndrome de Down, a Mattel trabalhou com profissionais de saúde no design, chegando a um corpo mais pequeno e com um tronco maior. No colar da Barbie encontra um colar que representa o cromossoma 21.

Uma boneca inclusiva.

Esta novidade faz parte de uma linha lançada em 2022. A Barbie Fashionistas é a gama mais inclusiva da Mattel. Ali encontramos Barbies com próteses nas pernas, uma com cadeira de rodas e até Kens que são mais magros e pouco musculados. “Há diferentes tipos de cor de pele e de cabelo, texturas e tipos de corpo para que consigamos inspirar e criar novas histórias”, diz a marca.

Infelizmente, a boneca apenas está à venda na cadeia Smyths, que conta com várias lojas nos Estados Unidos. No entanto, é seguro afirmar que daqui a umas semanas já estarão exemplares presentes em sites de revenda como o Ebay. Custa 10,99 dólares (cerca de 9,90€).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT