Após semanas de testes, o WhatsApp anunciou esta segunda-feira, 22 de maio, a disponibilização de uma das funcionalidades mais desejadas pelos utilizadores. Já não precisa apagar uma mensagem com erros: agora pode editá-la nos 15 minutos seguintes ao envio.
“Quando cometer um erro ou, simplesmente mudar de ideias, poderá editar as suas mensagens enviadas no WhatsApp”, adianta a aplicação. A nova funcionalidade está a ser gradualmente implementada e “nas próximas semanas estará disponível para todos”, anunciou a Meta, a empresa proprietária da plataforma.
Para alterar a mensagem basta pressioná-la durante algum tempo e escolher a opção “editar”. O destinatário será informado de que não se trata da versão original: após a correção irá aparecer a palavra “editado”, bem como a hora da alteração.
Os utilizadores só têm 15 minutos para alterar o conteúdo das mensagens enviadas para evitar que a nova funcionalidade seja usada “para fins abusivos, principalmente através da manipulação maliciosa de conversas, alterando o conteúdo de mensagens antigas”.
A atualização agora implementada pelo WhatsApp já estava disponível em aplicações concorrentes como o Telegram e o Signal. O Twitter disponibilizou a funcionalidade no ano passado para os subscritores do Twitter Blue.