Após vários anos de espera, a Ecopista do Vouga foi oficialmente inaugurada (na sua totalidade) na passada sexta-feira, 6 de outubro. O percurso passa por diversos concelhos da região: Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.
“Temos 50 quilómetros no Dão e agora mais 65 quilómetros no Vouga. No total, são 114 quilómetros com vertente walking e cycling, ligados fisicamente“, explicou Nuno Martinho, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal, à “Lusa”, aqui citado pelo “Expresso”.
É uma “infraestrutura fantástica” para atrair mais turistas para a região — especialmente aqueles que adoram estar no meio de florestas e espaços verdes. “Este trajeto compósito, para nós, é a cereja em cima do bolo, porque se associa aos nossos percursos pedestres, de trail e de BTT”, realça. Atravessa zonas florestais e agrícolas repletas de laranjais, túneis e a centenária Ponte do Poço de Santiago, estrutura considerada uma das mais altas do seu estilo em Portugal — atinge os 28,5 metros, com um tabuleiro de 165 metros.
O traçado ciclável e pedestre contínuo que liga Sernada do Vouga a Santa Comba Dão, passa pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela, S. Pedro do Sul, Viseu e Tondela. O percurso foi construído em cima do antigo ramal ferroviário da Linha do Vouga, que acabou por ser desativado em 1980 e que fazia a ligação entre o litoral e a cidade de Viseu, passando pelo vale do rio Vouga. Para garantir a segurança de todos os que por lá passam agora, o piso da anterior linha de caminho de ferro foi requalificado.
A Ecopista representou um investimento de 4,1 milhões de euros, dos quais dois milhões resultam de um apoio do Turismo de Portugal. O projeto foi criado graças a uma parceria entre a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e os municípios de Viseu, São Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Vouzela.