Viagens

Lua-de-mel de sonho. O luxuoso safari no Quénia de Madalena Moniz e João Fezas Vital

A filha da Manuela Moura Guedes casou no dia 1 de outubro, sábado. O casal está a fazer uma viagem incrível pelo país africano.
É mesmo uma lua de mel de sonho.

Madalena Moniz, filha da jornalista Manuela Moura Guedes e do diretor-geral da TVI, José Eduardo Moniz, casou com João Fezas Vital no passado dia 1 de outubro, com um vestido que deslumbrante. Quinze dias depois da cerimónia, o casal rumou ao primeiro destino da lua-de-mel. E não, não escolheram as Maldivas nem qualquer outra ilha paradisíaca como paragem de estreia.

Com a ajuda da agência de viagens Travel Atelier, os recém-casados escolheram uma viagem ligeiramente diferente das habituais: um safari pelo continente africano. “Tem sido o estilo mais procurado este ano na nossa agência. O casal optou por fazê-lo em privado, podendo usufruir das visitas e dos parques de forma mais livre”, revela à NiT Filipa Costa, da Travel Atelier.

Sentir a natureza, observar de perto animais exuberantes, viver num lodge, abraçar tradições ancestrais, contemplar o sol, aprender a cuidar dos ecossistemas e ouvir o coração de África são as sete razões principais pelas quais todos deveriam viver uma experiências destas — e que acabaram por convencer o casal. Durante cinco dias e quatro noites, Madalena Moniz e João Fezas Vital vão andar pelo Quénia a descobrir os parques naturais mais deslumbrantes e a dormir nos incríveis alojamentos que o país tem para oferecer. Começaram esta aventura no domingo, 16 de outubro, e, nos primeiros dois dias, o destino foi a Reserva Natural Masai Mara.

Parque Masai Mara

Com uma área de 1.510 quilómetros quadrados, o parque Masai Mara não é o maior do país africano, mas é bem possível que seja o mais famoso. Situado no enorme Vale do Rift, concentra uma quantidade impressionante de animais e é bastante provável encontrar por lá exemplares das espécies consideradas como as big five dos safáris — leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte. 

A filha da jornalista da TVI tem andado a partilhar algumas imagens nas redes sociais desde que chegou ao Quénia e, pelos vídeos divulgados, sabemos que já conseguiu estar perto de muitos destes fantásticos espécimens.

 

Lerai Safari Camp

Nas duas primeiras noites da lua de mel, o casal vai ficar hospedado no Lerai Safari Camp, o único alojamento instalado no grande ecossistema de Masai Mara. Rodeado por um aglomerado de acácias, o empreendimento foi construído lentamente ao longo de 2018, para permitir que a vida selvagem aprendesse a coexistir com ele. Perto da propriedade existe um riacho de floresta, que atrai elefantes para o acampamento.

O Lerai Safari Camp conta com seis suites que “refletem a beleza do estilo tradicional de safari da África Oriental”. Apresenta-se como um santuário onde os hóspedes podem restaurar o equilíbrio de uma vida que é, muitas vezes, bastante ocupada.

Lago Nakuru

Esta quarta-feira, 19 de outubro, o casal deixou o parque Masai Mara para trás e foi à descoberta do famoso Parque Nacional do Lago Nakuru, no Grande Vale do Rift. Com 187 quilómetros quadrados, esta reserva natural é considerada o santuário de preservação de duas das espécies africanas mais reconhecidas no resto do mundo.

Situada apenas a quatro quilómetros da cidade de Nakuru, vivem ali por volta de um milhão de flamingos que pintam a reserva de cor-de-rosa. Assim como as aves, também os rinocerontes, tanto negros como brancos, são ali protegidos para evitar a extinção.

Outros animais, como leões, leopardos e outros mamíferos, também se espalham pela paisagem que combina montanhas com as águas tranquilas do Lago Nakuru, o local ideal para observação de pássaros, caminhadas e piqueniques.

The Cliff Nakuru

Depois de um longo dia a passear pelo Lago Nakuru, o casal irá ficar hospedado no The Cliff Nakuru. No topo de uma rocha de 100 metros de altura está o acampamento de luxo de 10 quartos, inaugurado em junho de 2018. 

Fica localizado dentro do parque e “desafio os rótulos convencionais, sendo uma combinação de alojamento de safari, acampamento de tendas e hotel boutique, construído e mobilado em estilo europeu contemporâneo”. Cada tenda fica de frente para o lago, permitindo aos hóspedes uma vista de 180 graus do paraíso panorâmico, mas sempre mantendo a privacidade. Com uma banheira independente que dá para o exterior, a tenda é espaçosa e os interiores dos quartos “combinam elegância orgânica com design internacional”.

Parque Nacional Amboseli

No quarto dia,  Madalena Moniz e João Fezas Vital seguem para o Parque Nacional Amboseli, no distrito de Kajiado. Com uma área de 392 quilómetros quadrados, estende-se através da fronteira entre Quênia e Tanzânia e é um dos melhores locais do mundo para a observação da fauna. Existem mais de 400 espécies de aves, incluindo aves marinhas, pelicanos e 47 tipos de aves de rapina.

O parque também permite panoramas espetaculares do Kilimanjaro,a montanha mais alta do continente africano, naquela que será uma das melhores oportunidades para verem os animais de África devido à sua vegetação. É o lar de espécies selvagens, como o elefante africano, o búfalo, o leão, a hiena, a girafa e zebra. Para proteger a vida selvagem, durante o passeio pelo safari os visitantes não podem sair do veículo nem incomodar os animais.

Elewana Tortilis Camp

Na última noite desta primeira parte da lua de mel, o casal vai pernoitar no Elewana Tortilis Camp. Situado numa área de conservação privada na fronteira com o parque nacional, tem uma localização privilegiada para a montanha mais alta de África.

As tendas são todas espaçosas, com elegantes casas de banho privativas. O alojamento dispõe ainda de um salão principal, bar e sala de jantar, todos construídos com materiais naturais e telhados de palha.

Na sexta-feira, terminam a primeira parte da lua de mel em Nairobi, onde irão partir para o segundo destino, que será revelado mais tarde. Se, como Margarida e João, gostava de ter uma viagem autêntica e planeada segundo o seu gosto pessoal, a Travel Atelier, fundada em março, é um conceito de atelier em que cada aventura “é costurada à medida dos sonhos, objetivos e orçamento de cada cliente”. 

De seguida, carregue na galeria para conhecer os locais únicos do safari que o casal está a fazer no Quénia.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT