O Lugar nas Estrelas foi, em tempos, a quinta de férias dos pais de Carolina Pires, agora com 41 anos. Lembra-se de passar lá os dias quando era criança e, já na altura, ficava hipnotizada com o céu noturno e com as estrelas que iluminavam o caminho na pequena aldeia do Peso, na Covilhã.
Com o tempo, a casa de família foi ficando cada vez mais vazia. Carolina cresceu, estudou para poder ensinar Física e Química e foi dar aulas para uma escola nas Caldas da Rainha. Há cerca de cinco anos, regressou com o marido àquela quinta cheia de memórias de infância e deu-lhe uma nova vida.
“A quinta era dos meus pais e durante este tempo todo esteve abandonada na aldeia. Queríamos recuperar o espaço porque era uma pena estar abandonada”, conta à NiT. Cativada com a vista desafogada e a beleza da noite escura e estrelada, remodelaram o espaço para abrirem aos hóspedes com o nome Lugar nas Estrelas, um alojamento singular e único no País.
Há oito anos, metade da área agrícola da quinta foi consumida por um incêndio e desde então que têm tentado recuperá-la com projetos agrícolas. “Fizemos melhoramentos na quinta, temos um isolamento muito bom, janelas grandes, construímos a piscina. Basicamente tudo o que atrai as pessoas no inverno e também no verão”, diz.
Num mundo em que estamos constantemente ligados à Internet e às redes sociais, por vezes é bom desligar de tudo. “Esta experiência do céu escuro é muito emotiva, basta estar numa zona escura que nos dá um sentimento de pertença, uma ligação com a natureza, sem artifícios à volta”, sublinha Sofia.
O alojamento, aberto desde 2018, é constituído por três suites em estúdio com entradas e espaços privados. Cada suite conta com uma cama dupla e duas camas individuais em mezzanine, podendo acomodar até quatro pessoas. O grande ponto forte das suites é a ampla porta panorâmica que oferece vistas desafogadas e dá acesso direto à piscina exterior e ao terraço.
“Além da vista durante o dia, como estamos junto à Serra da Estrela estamos num sítio privilegiado para a observação dos astros durante a noite”, explica. Foi precisamente por ter um enorme interesse pela astronomia ligada ao turismo que decidiu investir no astroturismo.
Mais do que uma estadia na tranquilidade da aldeia, é uma experiência de vida, principalmente para quem gosta de admirar as estrelas na escuridão da noite. Com o lento regresso à normalidade após dois anos de pandemia, o Lugar nas Estrelas está pronto para retomar as atividades programas que conquistam todos os que por lá passam. Desde noites de cinema ao ar livre, jantar à luz das estrelas e até mesmo noites específicas com um convidado que faz observação das estrelas.
Nas noites em que não estão programadas estas atividades, os hóspedes podem observar as estrelas sozinhos, até porque todos os quartos têm telescópios e binóculos. O valor médio para duas pessoas que queiram passar uma noite neste lugar única é de 90€.
O Lugar nas Estrelas tornou-se recentemente no primeiro alojamento em Portugal a figurar na rede da Fundação Starlight, que destaca os lugares com pouca poluição luminosa, onde os visitantes têm oportunidades únicas e inigualáveis para o céu noturno.
“Sempre estive muito ligada às estrelas e conheci a Starlight a partir da Dark Sky Alqueva. No ano passado estivemos em Évora numa conferência internacional onde apresentam os vários projetos a nível mundial e 63 alojamentos estavam certificados, mas nenhum em Portugal”, revela. O Lugar Nas Estrelas colocou assim o País nessa rede de alojamentos e é, portanto, um espaço que defende os valores da Declaração de La Palma, que defende o céu noturno e o direito à luz das estrelas.
“Este é um reconhecimento internacional e está muito ligado à sustentabilidade porque ao proteger o céu noturno estamos a proteger também o habitat de algumas espécies que precisam da escuridão para a sobrevivência”, explica.
Na pequena aldeia do Peso, perto da Serra da Estrelas, com atividades de observação de estrelas, telescópios e binóculos no quarto e ainda uma piscina exterior, o Lugar nas Estrelas é uma oferta turística diferenciada na região. O valor médio para duas pessoas que queiram passar uma noite neste lugar único é de 90€. Carregue na galeria para conhecer o primeiro alojamento do País certificado pela Fundação Starlight.