O histórico serviço Lusitânia Expresso, o comboio noturno entre Lisboa e Madrid que foi suspenso em março de 2020 devido à pandemia de Covid-19, pode ser retomado no primeiro semestre de 2025. Portugal e Espanha estão em negociações para reativar a ligação ferroviária entre as suas capitais, avançou o “El Confidential” esta quarta-feira, 12 de fevereiro.
O Ministério das Infraestruturas confirmou o diálogo “frequente e frutífero” entre os dois países e revelou que estão a ser dados passos para assegurar as condições necessárias para que os comboios comecem a operar o mais depressa possível. Com o Lusitânia Express será possível viajar entre as capitais durante a noite, com a conveniência de pernoitar a bordo e chegar ao destino pela manhã.
A ideia de retomar esta ligação começou a ser discutida em novembro do ano passado, quando o parlamento aprovou uma petição para reforçar as conexões ferroviárias entre dois países.
A rota Lusitânia Expresso foi inaugurada em 1943, durante o Estado Novo, sendo operada pela CP — Comboios de Portugal em parceria com a Renfe, empresa ferroviária espanhola. Quando foi inaugurado, era considerado um comboio de luxo, equipado com quartos para que os passageiros pudessem dormir a bordo, bem como os habituas lugares sentados.
O percurso foi inicialmente projetado em 1937, durante uma conferência entre as duas empresas ferroviárias, cujo objetivo era facilitar o transporte de passageiros e mercadorias entre os dois países. O trajeto levava aproximadamente 10 horas, percorrendo 645 quilómetros, com início na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, e término na Estação de Chamartín, em Madrid. A ligação incluía várias paragens, como no Entroncamento, Castelo Branco e Salamanca.
Em 1986, o serviço passou a ser conhecido como Estrella Lusitânia, com a introdução de carruagens climatizadas. Em 1995, foi substituído pelo Lusitânia Comboio Hotel, que manteve o serviço até março de 2020, quando foi suspenso devido à pandemia de Covid-19.