Miúdos

4 programas divertidos para fazer no Dia da Criança

Passeios, jogos, brincadeiras ao ar livre, jardins e salas secretas. A NiT e Escolha do Consumidor prepararam um guia para toda a família.
Divirta-se ao ar livre.

O Dia Internacional da Criança está a chegar. E, como todos sabemos, não há nada melhor do que estar em família no próximo dia 1 de junho. Aliás, vários estudos comprovam que não são os brinquedos, os peluches ou as consolas que fazem as crianças verdadeiramente felizes, mas sim o simples facto de conviverem com os pais, irmãos, avós, etc. Ou seja: o melhor presente do mundo é, diz a ciência, o carinho.  

Por iniciativa das Nações Unidas, em 1950, este dia passou a ser celebrado em todo o mundo com o objetivo de chamar a atenção para os problemas enfrentados pelas crianças. Nomeadamente a necessidade de viverem num ambiente de paz e harmonia que contribua para o seu pleno desenvolvimento.  O que nem sempre acontece.

A pensar nos dramas dos pais que já não conseguem imaginar programas divertidos para fazer com os miúdos nesta altura do ano, a NiT juntou-se à Escolha do Consumidor para preparar um guia com sugestões originais e divertidas.

Transforme o seu filho num super-herói

Em primeiro lugar, crie momentos únicos. Nada é mais divertido e reconfortante para uma criança do que ter um adulto que participe nas suas brincadeiras — que, por vezes, são inventadas pelos próprios miúdos em apenas alguns segundos.

Caso pretenda acrescentar mais animação e emoção às brincadeiras, o centro comercial UBBO, na Amadora, tem várias diversões para os mais novos. Há um escorrega que desce dois pisos e o 7Fun, que é um espaço único dedicado a jovens e famílias, onde a atividade física, os desafios e a diversão estão sempre juntos. Existe ainda a Marvel Mission, onde as crianças podem fazer parte do universo da Marvel, como se fossem verdadeiros super-heróis. E a famosa Kidzania, um parque temático com atividades para as famílias inteiras.

Aproveitar a natureza juntos

Deixe um miúdo brincar à solta na natureza e a magia acontece. Eles são capazes de se divertir até com o bichinho mais pequeno ou as cores vibrantes que existem longe das cidades. Aproveite a viagem ao campo para lhe mostrar moinhos, vinhas, serras, grutas ou praias fluviais. Brincar na natureza estimula, de facto, a criatividade. 

Antes desta odisseia, passe por exemplo pela Decathlon para encontrar tendas, equipamento ou jogos que são perfeitos para passar dias inteiros ao ar livre. Estes podem muito bem ser os dias mais divertidos das vidas dos seus filhos.

Passear em família. Há melhor?

Lembra-se do Jogo das Escondidas, certo? Pois bem, está na hora de levar a família inteira para um jardim com muitas árvores e brincar com as crianças a este jogo. Pelo meio, experimente outras atividades típicas da nossa infância — quando não havia consolas e telemóveis —, como o glorioso e super divertido Jogo da Apanhada ou o exigente Jogo da Corda.

Neste caso, vai gostar de saber que a Odisseias tem packs de família de três dias, onde as famílias podem visitar parques temáticos, quintas pedagógicas; realizar passeios de barco e jogos de minigolfe; ou assistir a espetáculos infantis. 

Visitar animais e ir ao cinema

Estas são aquelas experiências que qualquer criança quer ter em família. O Zoo Santo Inácio é a porta de entrada para conhecer a vida selvagem. Esta casa no Porto tem cerca de 600 animais de 200 espécies diferentes, como suricatas, leões, chitas, hipopótamos, pítons, iguanas, avestruzes, pinguins, entre muitos outros.

Mais a sul, o Oceanário de Lisboa é um aquário de referência, onde vivem as mais variadas espécies marinhas, como tubarões, pinguins, lontras ou peixes-lua. Além disso, é uma oportunidade única para os miúdos aprenderem mais sobre a vida nos oceanos enquanto se divertem. 

Se nada disto lhe parecer atrativo e aquilo que os miúdos realmente gostam é de cinema, aqui fica a dica mais fácil: passe pelos Cinemas NOS, compre pipocas para toda a família e escolha um dos filmes em cartaz. Vai encontrar belas opções para todas as idades.

Este artigo foi escrito em parceria com a Escolha do Consumidor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT