Quem nasce e cresce no campo, sonha com o dia em que pisará as ruas das grandes cidades, cheias de prédios altos e cafés por todo o lado. Já os que vivem em áreas urbanas, anseiam por conhecer todos aqueles animais que podemos encontrar nas zonas mais rurais. Muitos pais gostariam de levar os filhos a conhecerem aldeias afastadas da capital, porém, nem sempre o conseguem fazer. Felizmente, não precisa de ir até muito longe para oferecer esta experiência aos miúdos: há quintas pedagógicas que o levam a uma viagem ao campo sem sair da cidade.
Burros, cavalos, lamas, póneis e ovelhas são apenas alguns dos muitos animais que pode encontrar nestes espaços — e há atividades para todos. Desde alimentar uma cabra, dar banho à bicharada, fazer passeios de póneis ou cavalos, dar uma volta de charrete e conhecer todos os recantos da quinta. Sem esquecer as hortas e os pomares, que mostram aos miúdos que as frutas e os legumes não nascem nos supermercados.
A poucos quilómetros das estradas cheias de carros e das ruas cheias de pessoas, existem vários espaços verdes com animais do campo, hortas biológicas e atividades que pretendem manter viva uma realidade cada vez mais distante e desconhecida dos miúdos que nasceram e vivem na cidade.
A Quinta Pedagógica dos Olivais (em Lisboa), por exemplo, está de portas abertas desde abril de 1996 e já soma mais de 20 anos a fazer os mais novos felizes. “A ideia era mesmo trazer um pedaço de campo para dentro da cidade e proporcionar aos lisboetas, e não só, o contacto com os animais e com os espaços verdes típicos de uma quinta”, contou à NiT Elmira Real, responsável de comunicação do espaço.
Além da horta e do pomar, é possível conhecer mais de 80 animais, entre vacas, burros, ovelhas, cabras, porcos, cavalos, patos e galinhas e participar em atividades próprias de uma quinta. O animal mais antigo da quinta é o Buxo, um burro mirandês que nasceu em maio de 2006 e é “embaixador da primeira raça portuguesa a ser protegido pela União Europeia, por constituir património genético, ecológico e cultura único”.
Durante a visita à quinta, os miúdos podem acompanhar o veterinário, escovar os burros, limpar o prado ou ir para a horta similar e colher frutas. Outra das experiências mais procuradas é a da cozinha, onde as famílias podem aprender a fazer pão ou biscoitos tradicionais.
Assim como a Quinta Pedagógica dos Olivais, existem outros espaços nos arredores de Lisboa onde pode apreciar a vida no campo. Carregue na galeria para saber quais são.