Miúdos

Braga vai voltar a organizar um “bananeiro” para os miúdos — sem álcool, claro

Aquela que foi uma tradição apenas para os adultos chega agora aos mais pequenos. Não há moscatel, mas há sumos em copos de chocolate.
Os miúdos não foram esquecidos.

Banana e vinho Moscatel. Dois produtos que nada têm em comum, mas ambos fazem parte de uma das tradições mais especiais de Braga durante o Natal. O ritual, que ganhou o nome de Bananeiro, manda comer a fruta e beber um copo da bebida alcoólica nas horas que antecedem a ceia do Natal.

Todos os anos, a emblemática Rua do Souto, no centro da cidade, enche-se de pessoas que saem de casa só para cumprir o costume bracarense — e os miúdos também não são esquecidos. Após o sucesso das últimas edições, a autarquia decidiu voltar a organizar o “Bananeiro da Pequenada”.

O evento terá lugar no Mercado de Natal, na Praça Conde Agrolongo, durante a manhã do dia 24 de dezembro, entre as 10h30 e as 12h30. Aquela que foi uma tradição apenas para os adultos, agora chega aos mais pequenos. 

Não há moscatel, mas não irão faltar bananas e sumos em copo de chocolate. À semelhança dos anos anteriores, os miúdos vão poder brincar na neve artificial, comer algodão-doce e pipocas, ouvir música e fazer pinturas faciais.

Durante o mês de dezembro e até 12 de janeiro, o programa “Braga é Natal” inclui diversas atividades na cidade minhota. Um dos destaques é precisamente o Mercado de Natal, que se estreou o ano passado, e regressa agora com mais artesãos, artistas e produtores locais. Ali poderá encontrar doçaria, bebidas quentes, biscoitos, chocolate, mel, frutos secos ou até produtos agroalimentares. Também não vão faltar brinquedos, têxteis, arranjos florais, produtores de artesanato e, claro, decorações natalícias e presépios.

Outro dos momentos mais esperados é a Parada de Natal, com mais de 750 participantes, que acontece no dia 10 de dezembro. Para os miúdos, além do bananeiro, haverá oficinas, exposições, teatro, animação e o carrossel.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT