Miúdos

Está quase a chegar um concerto criado a pensar nos miúdos

Vão ficar a conhecer um pouco mais sobre um instrumento musical feito a partir de uma árvore.
Está integrado num festival ao ar livre.

Pode ser complicado arranjar um plano diferente para sair de casa ao fim de semana com os seus filhos, mas vem aí uma iniciativa diferente para os miúdos. O “Concerto para uma Árvore” marca o início de uma pesquisa à volta de objetos sonoros e instrumentos musicais experimentais criados a partir de árvores e outros materiais naturais — e é uma boa oportunidade para levar os miúdos a conhecer mais pormenores sobre as árvores e sobre música.

Vão haver duas sessões deste espetáculo — a 26 e 27 de setembro às 11 horas no Palácio da Galeria Monumental. O instrumento Hárvore foi criado a partir de um carvalho cortado numa limpeza de terrenos na Serra de Montemuro em fevereiro. Durante a quarentena, esta pequena árvore foi-se lentamente transformando num instrumento musical, com cordas esticadas entre os seus ramos e sinos em lugares de flores.

Estes concertos fazem parte do “Lisboa Soa”, que é uma iniciativa itinerante e participativa que quer valorizar a criação artística, mas atribuir-lhe um contexto social e ecológico, de intervenção direta no espaço público, podendo ser transportando para diferentes locais. O objetivo é cruzar a arte sonora, com urbanismo e com a cultura auditiva. A 5.ª edição deste festival vai acontecer em vários espaços em Lisboa, no âmbito da Capital Verde Europeia 2020.

Ao todo serão 12 instalações sonoras e 13 performances, que vão ser colocadas em locais estratégicos na capital portuguesa, como o Panteão Nacional, Museu da Cidade ou Estufa Fria. Todos os eventos vão ser de entrada gratuita, mas a lotação para cada evento é limitada, tendo em conta as regras da Direção-Geral de Saúde, sendo o uso de máscara obrigatória. Para saber mais sobre os espetáculos basta ir ao site da organização e para reservar o lugar é através do email (lisboasoa@nullgmail.com).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT