Visitar o Dubai é uma experiência diferente do que estamos habituados. Os cenários parecem retirados de videojogos e, em alguns momentos, ficamos na dúvida se entrámos num universo paralelo ao nosso e viajámos até ao futuro.
Entre as mais recentes atrações do Dubai está o AYA, o novo parque de diversões imersivo e experimental. O espaço abriu a 17 de dezembro do ano passado e fica no átrio do centro comercial WAFI City Mall. Nós fomos conhecer esta nova atração criada pela HyperSpace, uma empresa Future Forward Entertainment, especializada na construção de parques físicos para um mundo digital.
Alexander Heller, CEO da Hyperspace, afirmou que “a empresa escolheu o Dubai como destino para o AYA, o seu primeiro parque de entretenimento imersivo por ser uma cidade que investe na cultura do futuro, com um mercado residente e turístico exigente e digitalmente ativo”, acrescentando que “o AYA foi projetado para evocar admiração e iluminar os feeds das redes sociais em todo o mundo”.
Ao todo passámos por 12 zonas totalmente imersivas espalhadas pelos 40 mil metros quadrados. Entre elas estão a Aurora; The Source; Drift; Outland; The Pool; The River; The Falls; Celestia; Flora; Tides e Harmonia. Cada uma das salas conta uma história diferente e não existem duas visitas iguais.
Após comprar os bilhetes, recebemos um “passaporte cósmico”, que nos permite entrar no universo colorido e fantástico de AYA. Segundo este documento, “os viajantes vão brincar, flutuar e sonhar graças a observatórios repletos de um milhão de estrelas, jardins de luz florescente e um rio de cores que gera tempestades e piscinas a cada passo, o que constitui uma experiência do outro mundo”.
A viagem começa na sala Aurora, o coração de toda a experiência. Aqui, os visitantes podem ver obras de arte interativas, piscinas construídas a partir de poeira cósmica, sem esquecer as ondas de luz. Cada visita é acompanhada e é o guia que abre a porta de cada sala.
Quando a sala Harmonia se abriu senti que tinha entrado numa espécie de discoteca, com várias luzes robóticas e uma zona infinita espelhada. Neste caso, durante três minutos, cada um é desafiado a dançar e a testar os limites da perceção. Outra zona é a The Source, que consiste numa “projeção de seis minutos com piscinas de LED reativas que transportam os viajantes para o belo universo AYA, usando a mais recente tecnologia reativa ao toque”.
No entanto, para mim a área que mais me fascinou foi a Flora, um jardim bioluminescente composto por criaturas que reagem à nossa passagem. À entrada existe uma árvore com vários cabos de fibra ótica que faz lembrar o cenário de “Avatar”. É nesse local que os tiktokers aproveitam para se vestirem de Avatar e fazerem vídeos para as redes sociais. Os miúdos também adoram sentar-se nessa zona junto à árvore.
A visita ao AYA é um programa perfeito para famílias. A entrada é gratuita para miúdos com menos de três anos. O preço de um bilhete normal é de 30,59€. Como é uma atração muito procurada sobretudo na época do Ramadão, sugerimos que reserve o ingresso através do site do AYA.
A seguir carregue na galeria para conhecer os fantásticos cenários do AYA.