Miúdos

Alerta, gamers: neste novo videojogo terá de desvendar o passado de Idanha-a-Velha

O “Valete Vos Viatores” foi lançado em agosto e o objetivo é que o jogador chegue ao extremo ocidental do Império Romano.
Foi lançado a 17 de agosto.

Em tempos, era conhecida como Civitas Igaeditanorum. Hoje em dia, toda a gente a conhece como Idanha-a-Velha. E é precisamente esta aldeia histórica que marca presença no novo videojogo “Valete Vos Viatores”. O objetivo? Desvendar o seu passado romano.

Lançado a 17 de agosto e desenvolvido pelo estúdio Trahelium, este jogo de aventura coloca o jogador no papel de um aprendiz de epigrafia, a ciência que estuda as inscrições lapidares dos monumentos antigos. A aventura tem início em Roma e o objetivo é chegar ao extremo ocidental do Império Romano, Idanha-a-Velha, onde o esperam várias missões.

Durante o jogo o artesão vai ficar a conhecer o período romano e a reconstruir diversos cenários da Antiguidade, a partir do registo arqueológico. O objetivo é que, ultrapassando todos os obstáculos, o aprendiz se especialize na criação de epígrafes.

De acordo com a “National Geographic Espanha”, este projeto funciona como um museu virtual, ao transformar as inscrições romanas em modelos 3D interativos, também com o objetivo de tornar as disciplinas de História Antiga e Epigrafia mais acessíveis aos alunos.

O videojogo, que está disponível na plataforma de jogos Steam, foi desenvolvido no âmbito do projeto “Valete Vos Viatores”, com o apoio do Programa Europa Criativa, e surgiu para aproximar os mais novos do conhecimento do mundo romano. Trata-se do resultado de uma parceria entre a Universidad de Navarra (Espanha), a Universidade de Coimbra, a Université Bordeaux Montaigne (França), o Museo Nazionale Romano e o Município de Idanha-a-Nova.

O jogo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT