Miúdos

Alerta, pais: os miúdos podem explorar gratuitamente as poças de maré em Albufeira

A iniciativa, dinamizada pela bióloga marinha Filipa Vieira, destina-se a participantes com idades entre os cinco e os 15 anos.
Há atividades diárias e noturnas.

Apanhar conquilhas nas idas à praia durante as férias de verão no Algarve tornou-se um hábito para várias gerações de portugueses. Durante a maré baixa, a caça a este bivalve é uma espécie de passatempo à beira-mar.

O processo é relativamente simples: por habitarem perto da rebentação e enterradas na areia a poucos centímetros de profundidade, na zona entremarés (também conhecida por baixio), basta enterrar ligeiramente o pé, girar o tornozelo e mexer a areia para que estes pequenos bivalves surjam à superfície. Dada a facilidade da apanha e o facto de se tratar de um petisco bastante apreciado, por vezes verifica-se uma redução acentuada disponibilidade da espécie — como aconteceu em 2023.

A situação levou a Direção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) a publicar um despacho que proíbe a apanha de conquilha entre 1 de maio e 15 de junho de 2024. O defeso interdita a captura durante este período, “independentemente da prática comercial ou lúdica, sendo a proibição estendida à apanha manual”.

Esta medida da DGRM decretada por motivos biológicos é apenas um exemplo da necessidade de preservação do ecossistema marinho, tema que será abordado na iniciativa “Rock Pool Kids”. 

As atividades arrancam dia 23 de junho, pelas 9h30 e permitem dar a conhecer essa e outras espécies no areal de Albufeira. O objetivo passa por “incentivar os mais novos a preservarem as praias”.

O programa conta com sessões durante a manhã e outras noturnas onde os miúdos vão descobrir as poças das marés da Praia da Oura (23 de junho, 21 de julho e 20 de agosto) e da Praia dos Olhos de Água (6 de julho). Os jovens exploradores serão acompanhados pela bióloga marinha Filipa Vieira. 

A profissional será também responsável pelo programa “Vamos à Maré? Sessões Noturnas de Lua Cheia”, previstas para 20 de junho e 17 de agosto, às 20 horas no areal da Oura. A  21 de julho e 19 de agosto será a Praia dos Olhos de Água a praia receber os curiosos. 

Cada sessão tem a duração máxima de 2h30 e os devem ser acompanhados por um adulto. As atividades diurnas são destinadas a miúdos dos cinco aos 15 anos, sendo que à noite a idade mínima é de oito anos. 

O projeto “Rock Pool Kids” é organizado pela junta de freguesia de Albufeira e Olhos de Água. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do email geral@nulljf-albufeiraeolhosagua.pt ou presencialmente. Mas atenção: as vagas são limitadas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT