Miúdos

Alunos do 2.º ciclo vão ter bicicletas na escola para aprenderem a andar

O investimento para esta nova modalidade do Desporto Escolar até 2025 foi de três milhões de euros.
A iniciativa começa em setembro.

O ciclismo é a nova aposta do Desporto Escolar até 2025, onde serão injetados três milhões de euros na compra de bicicletas de diferentes tamanhos para que os alunos do segundo ciclo possam aprender a andar dentro do recinto escolar.

A notícia foi adiantada ao “Jornal de Notícias” pelo Ministério da Educação, que revelou que há planos para que este desporto escolar abranja, mais tarde, diferentes ciclos.

O principal objetivo desta nova modalidade é que os miúdos aprendam a andar de bicicleta “seja de forma competitiva, ou de forma sustentável, promovendo este meio de transporte mais amigo do ambiente e que é cada vez mais popularizado, especialmente nas grandes cidades”.

Este programa já tinha sido testado em 2020, em 31 agrupamentos escolares. Graças ao balanço positivo da experiência, vai ser alargado a todos os agrupamentos escolares do País, a partir do novo ano letivo que tem início marcado para setembro.

A confederação de profissionais de educação física e desporto apoia a medida, mas avisa que ainda não existem regras específicas para que as escolas saibam como abordar esta nova iniciativa. Até agora, só há informações de que as bicicletas serão usadas pelos alunos que se inscreverem no desporto escolar e nos horários definidos pela escola.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT