Miúdos

Atenção pais: o Parque Aventura da Lipor vai reabrir este fim de semana

Já pode voltar a caminhar no Trilho Ecológico da Lipor, em Baguim do Monte. Atividades lúdicas para os miúdos não faltam.
É um bom programa para o fim de semana.

O calor está de volta este fim de semana, assim como o Parque Aventura e o Trilho Ecológico da Lipor. Após dois anos de pausa, o paraíso dos miúdos em Baguim do Monte, Gondomar, volta ao ativo já este sábado, dia 7 de maio.

“Com um vasto plano de atividades para todos os fins de semana, estamos prontos para o receber a si e a toda a família”, pode ler-se no anúncio da reabertura enviado pelos responsáveis. O Parque Aventura é um espaço lúdico e de lazer que promove a atividade física e o respeito pelo ambiente. Lá dentro pode encontrar um parque radical e infantil, um circuito de arborismo, um campo de minigolfe, um trilho ecológico, um mini campo de futebol e muito espaço verde. 

A partir deste sábado, e entre os meses de maio e outubro, o espaço está aberto todas as terças e quintas-feiras, assim como nos fins de semana, entre as 10 e as 20 horas. Aos sábados e domingos existem programas especiais para entreter os mais novos. Nos dias 7 e 8 de maio, por exemplo, os miúdos podem tirar fotografias com a mascote do parque, o “Folhinhas”, e participar num workshop para aprenderem a conhecer o solo. 

No fim de semana seguinte, terá lugar uma apresentação de aves de rapina nativas e o workshop “Upcycling ‒ Bijuteria ReUse”, mas o grande destaque é o BioBlitz, um programa que dura até à noite. Ao longo de 15 horas, os mais novos vão aprender a identificar várias espécies de pequenos mamíferos roedores, anfíbios e répteis. À noite, a ideia é escutar a paisagem sonora da fauna noturna. As inscrições para participar neste dia de aprendizagem entre os animais, que começa às 8h15 e termina às 23 horas, podem ser feitas até ao dia 13 de maio. 

O plano das restantes atividades pode ser consultado no site da LIPOR, para que possam planear a visita, inscrever-se nas atividades e reservar mesa para fazer um piquenique em família. 

O Trilho Ecológico também está de regresso com dois percursos disponíveis: um com 2,5 quilómetros e o maior com quatro quilómetros, que contempla o percurso de subida até ao topo do Parque Aventura. Pode ser percorrido todos os dias, entre as 8 e as 20 horas. O acesso ao Parque Aventura e ao trilho é gratuito, mas pode ajudar a organização oferecendo embalagens recicláveis, como papel, cartão, plástico ou vidro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT