Miúdos

Burburinho: o evento infantil que faz sucesso no Rio de Janeiro está a chegar a Lisboa

Oficinas, rodas de conversa, mercado, música e comida. Tem tudo o que precisa para um dia de diversão em família.
Vai ser um fim de semana cheio de diversão. Foto: Victor Vaz.

Pais, avós e tios, preparem-se: vem aí a primeira edição do Burburinho, um evento de pura diversão para toda a família. A Casa da América Latina, em Lisboa, vai encher-se de atividades recreativas, oficinas para miúdos, música, street food, moda, decoração e rodas de conversa no último fim de semana do mês, 28 e 29 de maio. 

Tudo começou há 10 anos e a 7.715 quilómetros de distância, no Rio de Janeiro, Brasil. O conceito foi criado pela brasileira Patrícia Machado que, juntamente com três amigas, decidiu fazer um mercado com pequenos ateliers que não tinham pontos de venda físicos, mas tinham produtos bonitos e exclusivos que mereciam destaque. “Tinha uma marca de roupa para miúdos e não tinha lugar onde vender as peças. Juntamo-nos para criar uma coletividade e fomos crescendo”, conta à NiT a fundadora do Burburinho.

A maioria das etiquetas tinham sido idealizadas e eram dirigidas por mulheres que vendiam todo o tipo de produtos para miúdos, desde vestuário a decoração. A primeira edição contou com 15 pequenos ateliers e, 10 anos depois, são mais de 100 marcas a querer participar. 

Nasceu como um pequeno mercado, mas tornou-se num dos maiores eventos infantis no Rio de Janeiro. As tardes que seriam apenas dedicadas às compras, acabaram por se transformar num programa para toda a família, com atividades, oficinas, música e comida para todas as idades. 

Após 10 anos de sucesso no Brasil, o Burburinho atravessa o Atlântico e chega a Lisboa para a sua primeira edição. A viver em Portugal há cerca de quatro anos, Patrícia Machado já tinha tudo planeado para estrear o evento em 2020, mas a pandemia veio atrasar todo o processo.

Uma das grandes novidades da edição são as rodas de conversa, “conversas que vão acontecer a cada hora e meia e que interessam a toda a família, como nutrição ou formas de falar com o filho”. A estreia na capital vai acontecer nos dias 28 e 29 de maio, pouco antes do Dia da Criança, e tem o programa perfeito para “celebrar a família”, na Casa da América Latina, no número 110 da Avenida da Índia, em Lisboa.

Oficinas de gelado e fantoches, artes plásticas e espetáculos musicais são algumas das atividades que vai encontrar por lá. O grande destaque desta edição é a exposição da Maisa Champalimaud, uma artista luso-brasileira que vai trazer desenhos em papel e pinturas em tela que representam o futuro e a esperança, através dos miúdos e do seu universo. 

Nutrição, organização dos espaços, benefícios dos óleos essenciais, técnicas de redução de stress, novas formas de comunicação com os filhos, gestão do tempo e os limites na educação são alguns dos temas que vão surgir nas rodas de conversas. Na área da restauração serão servidas sandes, granolas, pão de queijo, cerveja artesanal, brigadeiros, gelados e cachorros quentes. 

Esta edição Burburinho resulta de uma parceria com a Embaixada do Brasil, a Junta de Freguesia de Belém e a plataforma Estrelas e Ouriços. O evento acontece do meio-dia às 20 horas e as entradas custam 3€. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT