Miúdos

Creches, pré-escolar e primeiro ciclo deverão abrir no mesmo dia — ainda em março

O desconfinamento deverá mesmo começar pelas escolas e irá obrigar a um reforço da testagem à Covid-19.
Mais novos serão os primeiros a desconfinar

O desconfinamento deverá começar a ser feito até ao final de março. A notícia foi avançada na quinta-feira, 25 de fevereiro, e diz que as escolas abrirão durante o próximo mês com os alunos até ao 1.º ciclo a serem os primeiros. 

De acordo com a informação divulgada pela “SIC Notícias“, a decisão do governo “está tomada” e serão as escolas até ao 1.º ciclo as primeiras a reabrir, até ao final de março. Esta decisão “obriga à realização de rastreios regulares aos docentes e não docentes dos estabelecimentos de ensino público, privado e social”.

Este plano terá sido já discutido por uma comissão criada pelo governo e terá como base critérios técnicos. Assim, regressarão todas no mesmo dia: as crianças das creches, do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico.

Para que esta medida funcione será ainda necessário aumentar a testagem nas escolas. Embora os alunos não venham a ser testados à Covid-19, o pessoal docente e não docente terá de fazer com regularidade os testes de antigénios. O primeiro teste deverá ser feito dois ou três dias antes da retoma do funcionamento das escolas e os outros serão feitos mediante o número de casos de infeção de cada concelho.

Embora ainda não se saiba ao certo qual será o valor a partir do qual seja necessário o rastreio, a mesma fonte diz que deverá rondar os 20 casos por cada cem mil habitantes.

No que diz respeito aos outros níveis de ensino, retomarão as aulas presenciais um ciclo de cada vez, estando previsto que o Ensino Universitário seja o último a regressar, já depois da Páscoa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT