O maior aquário móvel da Europa estacionou esta segunda-feira, 9 de outubro, em Porto de Mós, e só partirá dia 11 (quarta-feira). A estrutura gigante anda a fazer uma digressão pelo País no âmbito do projeto “O Fluviário Vai à Escola” — e tem feito sucesso entre os miúdos (e não só), devido à variedade de espécies em exposição. Os pimpões e as carpas, os barbos e os esturjões são apenas alguns dos exemplos.
Com 14 metros de comprimento, 22 mil litros de água e mais de dez espécies de peixes, o aquário gigante (colocado num semirreboque) está preparado para receber milhares de miúdos, jovens e adultos do concelho, que poderão participar numa experiência única, inovadora e de aprendizagem ao vivo, onde terão contacto direto com o ecossistema fluvial.
Os perigos da poluição nos rios, a importância da preservação das espécies para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, a fauna e a flora aquáticas ou o risco de espécies invasoras, são alguns dos temas sobre os quais os miúdos vão ficar a saber mais. A sessão será tão divertida quanto pedagógica, e terá linguagem adaptada aos diversos níveis de ensino. Estão ainda planeados alguns workshops temáticos.
O programa aborda diversos temas, adaptados e personalizados a cada ciclo de ensino, e uma Galeria Sensorial (um espaço de debate) onde os miúdos vão aprender várias curiosidades sobre estas espécies que vivem no mar. Os mais novos também vão ter a possibilidade de alimentar os peixes do aquário, ficando a conhecer os nutrientes e quantidades indicadas para a sua saúde e bem-estar.
Carregue na galeria para ver mais imagens do maior aquário móvel da Europa e algumas das espécies que acolhe.