Miúdos

Este ano, os miúdos também podem celebrar o Bananeiro de Braga (sem moscatel e com neve)

A iniciativa bracarense pretende incluir os mais novos na tradição de beber o vinho licoroso e comer banana antes da ceia de Natal.
É na manhã de dia 24. Foto: CM Braga.

Aparentemente, os dois dois produtos nada têm em comum. Porém, ambos fazem parte de uma das tradições mais especiais e de Braga durante o Natal. O costume bracarense manda comer uma banana e beber um moscatel nas horas que antecedem a ceia de Natal.

O Bananeiro, nome pelo qual o ritual é conhecido, acontece no centro da cidade, na emblemática Rua do Souto, há mais de três décadas. Todos os anos (exceto os últimos dois devido à pandemia) milhares de bracarenses saem à rua para cumprir a tradição e este ano os miúdos também podem participar. Sem moscatel, claro.

O Bananeira da Pequenada surgiu em 2019 e está de regresso a Braga após dois anos de interregno. “Aquela que até hoje foi uma tradição apenas para os adultos, chega agora aos mais pequenos”, disse a organização, citada pelo “Braga TV”.

A iniciativa organizada pelo Desporto&Saúde Braga e com o apoio do município está marcada para o dia 24 de dezembro, sábado, às 10h30. Irá decorrer no Mercado de Natal que está instalado na Praça Municipal. Não há moscatel, mas não irão faltar bananas, sumo em copo de chocolate, pipocas, algodão doce, música, pinturas faciais e neve artificial.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT