Miúdos

Férias da Páscoa no Pavilhão do Conhecimento vão ter muitas “experiências científicas”

O Centro de Ciência Viva oferece um conjunto de atividades para os mais novos durante a interrupção letiva.
As inscrições já abriram.

Todos os anos, pela altura da Páscoa, o Pavilhão do Conhecimento recebe todos os miúdos que querem passar as férias escolares rodeados de ciência. A pensar nos futuros cientistas, o espaço no Parque das Nações vai voltar a organizar as Férias com Ciências — e as inscrições já estão abertas.

Durante o período de interrupção letiva de Páscoa, de 7 a 17 de abril, os miúdos dos seis aos 12 anos são desafiados a embarcar numa viagem pelo Centro Ciência Viva. Na Cozinha é um Laboratório, os mais novos vão ficar a conhecer os processos químicos associados à confeção de algumas iguarias.

Durante a atividade, vão confecionar um salame de Páscoa saudável e explorar as reações químicas que ocorrem durante a sua preparação. Ali tudo é possível, “até mesmo usar técnicas de cozinha molecular para criar um doce em forma de ovo estrelado”.

No laboratório, os aspirantes a geólogos podem assistir a um dos espetáculos mais fascinantes da natureza: erupções vulcânicas. Recorrendo a pincéis, lupas e microscópios, podem ficar a conhecer tudo sobre o comportamento dos gigantes da Terra.

“Entre robôs capazes de ultrapassar obstáculos e rovers lunares programados para as aventuras espaciais mais fascinantes, tecnologia não faltará nestas Férias com Ciência”, garante a organização. 

O programa está pensado para duas faixas etárias distintas: dos seis aos oito e dos nove aos 12 anos. Cada dia da semana será dedicado a uma temática e atividades específicas em todos os espaços do Pavilhão do Conhecimento, incluindo a exposição temporária “A Ciência da Pixar”, que ajuda a compreender o processo de criação dos filmes, com muita ciência, engenharia e tecnologia pelo meio.

As Férias com Ciência, no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 18 horas. As inscrições já se encontram abertas online e cada atividade custa 45€ por dia. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT