Miúdos

Fundação Gil lança campo de férias para trabalhar as emoções dos miúdos

O programa apela ao autoconhecimento dos mais novos, mediante exercícios de cooperação, empatia e ligação com a natureza.
Um campo de férias fora do normal.

A Expo 98 pode ter acontecido há 26 anos, mas a mascote azul e simpática do evento, continua presente com várias iniciativas e projetos. A Fundação Gil, dedicada ao apoio de jovens com fragilidades clínicas, sociais e psicoemocionais, vai lançar este ano o Gil Emotions Summer Camp — um campo de férias para miúdos entre os 8 e os 12 anos. 

O que distingue este campo dos mais tradicionais é a procura de colocar os mais novos no centro de todas as atividades, “promovendo um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento das suas aptidões emocionais”, afirmam em comunicado. 

As práticas foram desenhadas seguindo uma abordagem não formal e lúdica, utilizando jogos de expressão corporal, jogos cooperativos, role-plays, dinâmicas de grupo e exercícios de reflexão.

Durante, as manhãs, os jovens poderão participar na “Academia Super-Heróis”, onde através do imaginário serão incentivadas a explorar os seus autoconhecimento e estratégias de gestão emocional, assim como competências de comunicação, empatia e cooperação. 

As tardes serão dedicadas a atividades baseadas no modelo pedagógico Forest School, que utiliza a natureza para aprofundar o autoconhecimento, a consciência emocional e a empatia.

“Acreditamos que o Gil Emotions Summer Camp 2024 será uma experiência transformadora para todos os jovens envolvidos. Explorar e trabalhar as competências emocionais é cada vez mais importante, e estamos entusiasmados por oferecer um programa que combina imaginação e Natureza para ajudar os participantes a desenvolverem competências essenciais para o seu futuro,” afirmou Patrícia Boura, Presidente Executiva da Fundação do Gil.

As datas serão de 1 a 5 e de 8 a 12 de julho. A chegada será às 9h30 e a saída até às 18 horas. Custa 250€ por semana, com almoço e lanche incluídos. As inscrições podem ser feitas através do email gilcamp@nullfundacaodogil.pt.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT