Miúdos

Já abriram as inscrições para os miúdos que sonham ser astronautas por um dia

A iniciativa destina-se a 30 jovens entre os 14 e os 18 anos, que gostariam de experimentar a sensação de estar no Espaço.
Uma oportunidade a não perder.

Voar numa nave espacial, ver os planetas de perto ou experimentarem a sensação da inexistência de força gravítica são apenas algumas das coisas que deixam os miúdos a sonhar com o Espaço. Agora vão poder realizar o sonho graças ao projeto Zero-G Portugal — Astronauta Por Um Dia, da Agência Espacial Portuguesa. As inscrições para a terceira edição estão abertas até 19 de fevereiro.

No total, vão ser escolhidos 30 jovens (entre os 14 e os 18 anos) que poderão experienciar a sensação de gravidade zero, como os verdadeiros astronautas. Os selecionados terão oportunidade de realizar um voo parabólico a bordo do Airbus Zero-G, da empresa francesa Novespace. Durante a viagem serão efetuadas manobras de ascensão e queda-livre (parábolas) que permitem simular a ausência de gravidade no interior da aeronave, por ciclos de breves instantes — uma das poucas formas de reproduzir o efeito da ausência de gravidade ou microgravidade na Terra.

“Trata-se do único meio em Terra capaz de reproduzir o efeito da gravidade zero, com tripulantes humano a bordo”, descreve a Agência Espacial Europeia.

O voo irá descolar da Base Aérea Número 11 da Força Aérea Portuguesa, em Beja. O piloto irá começar por fazer uma subida vertiginosa de 7.600 metros, durante 20 segundos, reduzindo depois o impulso do motor praticamente a zero para que o avião realize uma parábola — para que os tripulantes possam sentir o efeito da gravidade zero.

Depois, continuará a subir até atingir o ponto de inflexão, a 8.500 metros, e irá descer em queda livre, durante 22 segundos. Esta será o movimento que levará os passageiros a flutuarem dentro da aeronave devido à microgravidade. As manobras são repetidas 30 vezes por voo.

Já está a stressar só de imaginar o seu filho nesta situação? Pode relaxar (um pouco). Antes, os participantes têm uma semana de formação para se prepararem para a curta, mas intensa experiência.

Os candidatos terão de passar por várias etapas para ingressar na iniciativa, simulando um processo de seleção de astronautas. Na fase de estreia, é necessária a submissão de informações gerais e de um vídeo de motivação de 45 segundos. Depois, serão escolhidos 250 para a atividade seguinte — um teste de memória, velocidade e raciocínio espacial. De entre estes, avançam 100 para a prova física, dos quais 50 serão convocados para uma entrevista. Finalmente, serão escolhidos os 30 finalistas. 

As inscrições devem ser feitas online até 19 de fevereiro. Podem candidatar-se alunos do ensino básico ou secundário (até ao 11.º ano, inscritos no ano letivo de 2023/24), residentes em Portugal continental ou arquipélagos, que tenham entre 14 e 18 anos na altura da realização do voo parabólico marcado para dia 29 de setembro.

Edição 2023 Astronauta Por Um Dia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT