Miúdos

Kids To Go: o site que ajuda famílias a descobrirem sítios onde podem levar os miúdos

Foi lançado em dezembro e reúne os espaços mais divertidos para levar os mais novos. Pode pesquisar por idade ou preço, por exemplo.
Os miúdos vão adorar.

Mães, pais, avós e tios, temos boas notícias: se nunca sabem onde levar os miúdos a passear, agora já não precisam de andar a fazer uma pesquisa intensiva — está tudo numa única plataforma online. O site Kids To Go, lançado em dezembro, reúne os espaços mais incríveis e divertidos para levar os mais novos.

O objetivo é simples: “ajudar famílias a saber onde ir e o que fazer com os miúdos em Portugal”, explica à NiT Vera Ferreira da Cunha, mãe de dois filhos (o Francisco com seis anos e o Duarte com três). Este não é o seu primeiro projeto dedicado ao universo da parentalidade: em 2021 fundou o Let’s Go Baby, um dos primeiros serviços de aluguer de material de bebé (como carrinhos de passeio, cadeiras auto, camas) à famílias estrangeiras que chegam ao nosso País, para que não precisem de trazer a “tralha” atrás e tenham tanto conforto como nas próprias casas.

A ideia surgiu em 2018, depois de uma viagem a Berlim, na Alemanha, a primeira após o nascimento do primeiro filho. A experiência não foi o sonho que pensava; foi quase o oposto. “Foi caótico: material estragado e perdido, o hotel não tinha produtos básicos de que precisávamos para o nosso conforto, a rent-a-car deu-nos uma cadeira auto que não era adequada para o bebé e tivemos taxas de bagagem extra na companhia aérea. Durante toda a viagem pensava: e se tivesse tido a possibilidade de alugar tudo o que precisava em Berlim?”, explicou à NiT na altura. Nessa altura nasceu o bichinho de querer ajudar as famílias estrangeiras que passavam férias em Portugal e lançou a loja online em outubro desse mesmo ano, com mais de 100 produtos disponíveis.

“Trabalhámos durante muito tempo com o público estrangeiro e percebemos que, no momento das entregas e de conhecer as famílias, perguntavam muitas vezes onde ir e o que fazer com as crianças. Como sou mãe sabia de alguns sítios e acabava por dar essas informações”, explica Vera. 

Depois, chegou a pandemia. Com a paragem do turismo, percebeu que não podia estar apenas direcionada para o público que viaja e, com toda a experiência que foi acumulando durante estes anos a servir famílias estrangeiras, bem como emigrantes portugueses, decidiu lançar a Kids To Go. “Queríamos trabalhar mais para famílias portuguesas e criar algo específico e de nicho para os pais e mães que precisam de ajuda”, diz.

O objetivo é oferecer plataforma com informação centralizada e com conteúdo atualizado, verificado e segmentado. Neste momento, o site foi lançado numa versão beta e poderá sofrer algumas atualizações mais tarde, mas já é capaz de entregar a principal proposta de valor da ideia: um sítio onde as famílias podem pesquisar toda a oferta que existe e filtrá-la por idades ou gratuitidade.

De norte a sul do País, encontra desde jardins públicos, museus, escape rooms ou parques temáticos. É diferente de outras plataformas do género porque a Kids To Go é focada unicamente em espaços para levar os miúdos e não aborda outras temáticas. “Queremos ajudar as pessoas a resolver o problema de não saberem onde ir, nem o que fazer. Acaba por ser muito mais rápido, fácil e específico.”

Quando decidiu lançar este projeto, resolver conhecer muitos dos espaços que pode encontrar na plataforma. “Geralmente, faço sempre as visitas, acabo por juntar o útil ao agradável. Quando não consigo ir, fazemos a pesquisa do que existe e falamos com o espaço para saber exatamente o que oferecem”, revela.

Na Kids To Go consegue ter acesso a todas as informações dos espaços, como as comodidades (se tem instalações sanitárias, trocador de fraldas ou se é adequado para mobilidade reduzida), os preços, os horários e as moradas. Por agora, o site está ainda numa versão teste e o objetivo é irem desenvolvendo novas funcionalidades ao longo do tempo.

De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas das recomendações que pode encontrar na plataforma.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT