Mães, pais, avós e tios, temos boas notícias: se nunca sabem onde levar os miúdos a passear, agora já não precisam de andar a fazer uma pesquisa intensiva — está tudo numa única plataforma online. O site Kids To Go, lançado em dezembro, reúne os espaços mais incríveis e divertidos para levar os mais novos.
O objetivo é simples: “ajudar famílias a saber onde ir e o que fazer com os miúdos em Portugal”, explica à NiT Vera Ferreira da Cunha, mãe de dois filhos (o Francisco com seis anos e o Duarte com três). Este não é o seu primeiro projeto dedicado ao universo da parentalidade: em 2021 fundou o Let’s Go Baby, um dos primeiros serviços de aluguer de material de bebé (como carrinhos de passeio, cadeiras auto, camas) à famílias estrangeiras que chegam ao nosso País, para que não precisem de trazer a “tralha” atrás e tenham tanto conforto como nas próprias casas.
A ideia surgiu em 2018, depois de uma viagem a Berlim, na Alemanha, a primeira após o nascimento do primeiro filho. A experiência não foi o sonho que pensava; foi quase o oposto. “Foi caótico: material estragado e perdido, o hotel não tinha produtos básicos de que precisávamos para o nosso conforto, a rent-a-car deu-nos uma cadeira auto que não era adequada para o bebé e tivemos taxas de bagagem extra na companhia aérea. Durante toda a viagem pensava: e se tivesse tido a possibilidade de alugar tudo o que precisava em Berlim?”, explicou à NiT na altura. Nessa altura nasceu o bichinho de querer ajudar as famílias estrangeiras que passavam férias em Portugal e lançou a loja online em outubro desse mesmo ano, com mais de 100 produtos disponíveis.
“Trabalhámos durante muito tempo com o público estrangeiro e percebemos que, no momento das entregas e de conhecer as famílias, perguntavam muitas vezes onde ir e o que fazer com as crianças. Como sou mãe sabia de alguns sítios e acabava por dar essas informações”, explica Vera.
Depois, chegou a pandemia. Com a paragem do turismo, percebeu que não podia estar apenas direcionada para o público que viaja e, com toda a experiência que foi acumulando durante estes anos a servir famílias estrangeiras, bem como emigrantes portugueses, decidiu lançar a Kids To Go. “Queríamos trabalhar mais para famílias portuguesas e criar algo específico e de nicho para os pais e mães que precisam de ajuda”, diz.
O objetivo é oferecer plataforma com informação centralizada e com conteúdo atualizado, verificado e segmentado. Neste momento, o site foi lançado numa versão beta e poderá sofrer algumas atualizações mais tarde, mas já é capaz de entregar a principal proposta de valor da ideia: um sítio onde as famílias podem pesquisar toda a oferta que existe e filtrá-la por idades ou gratuitidade.
De norte a sul do País, encontra desde jardins públicos, museus, escape rooms ou parques temáticos. É diferente de outras plataformas do género porque a Kids To Go é focada unicamente em espaços para levar os miúdos e não aborda outras temáticas. “Queremos ajudar as pessoas a resolver o problema de não saberem onde ir, nem o que fazer. Acaba por ser muito mais rápido, fácil e específico.”
Quando decidiu lançar este projeto, resolver conhecer muitos dos espaços que pode encontrar na plataforma. “Geralmente, faço sempre as visitas, acabo por juntar o útil ao agradável. Quando não consigo ir, fazemos a pesquisa do que existe e falamos com o espaço para saber exatamente o que oferecem”, revela.
Na Kids To Go consegue ter acesso a todas as informações dos espaços, como as comodidades (se tem instalações sanitárias, trocador de fraldas ou se é adequado para mobilidade reduzida), os preços, os horários e as moradas. Por agora, o site está ainda numa versão teste e o objetivo é irem desenvolvendo novas funcionalidades ao longo do tempo.
De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas das recomendações que pode encontrar na plataforma.