Miúdos

Liceu Pedro Nunes quer proibir alunos de usarem calções curtos e decotes

No limite, os estudantes poderão nem sequer realizar os exames, caso não cumpram as novas regras de vestuário.
Fotografia: site Liceu Pedro Nunes

“Calções demasiado curtos e camisolas com excessivo decote” vão passar a ser proibidos na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa. A direção do liceu já enviou a todos os encarregados de educação um email a que o “Público” teve acesso, onde lhes pede que os filhos passem a usar “vestuário adequado”.

Maria do Rosário Andorinha, a diretora do Pedro Nunes, vai até mais longe no tal email. “Inclusivamente, em situação de exame, recomenda-se vestuário adequado sob impedimento de realização do mesmo”. E continua: “Os alunos devem estar na escola com vestuário adequado. Isso implica não trazer roupa de praia, nomeadamente calções de banho, chinelos, calções demasiado curtos e camisolas com excessivo decote.”

Esta foi principal indicação dada na mensagem transmitida aos pais. No final, Maria do Rosário Andorinha agradece a “colaboração no cumprimento do regulamento interno da escola”.

“Muitas raparigas, muitas alunas, chegam a vir praticamente só com uma espécie de top, só a tapar o peito e calções abaixo da cintura. E isto para estar numa sala de aula não é adequado. Ultimamente tem sido excessivo “, foi assim que a diretora justificou esta medida ao “Público”.

“Há tops que tapam apenas o peito e pouco mais. As outras pessoas também podem não se sentir cómodas, há outros alunos que se podem sentir incomodados”, disse Rosário Andorinha, afirmando que contava com o apoio da Associação de Pais e do Conselho Geral da escola. Ainda assim, há encarregados de educação que não concordam.

“Faz-me lembrar os relatórios de censura do Estado Novo e é irónico que isto aconteça na semana em que se festejam os 50 anos de 25 de Abril”, revelou um pai. A resposta da diretora foi simples: “Estamos no 25 de Abril, toda a gente veste o que entende e bem lhe entender, às cores e às flores, mas há um mínimo previsto no regulamento interno. Não é virem de smoking, é não andarem de chinelas ou descalços. Isto não é um espaço de lazer, é uma instituição pública e é uma escola”.

Na realidade, o regulamento interno do liceu, em vigor desde 2021 e até 2025, não especifica o tipo de roupa que os alunos devem utilizar (nem o comprimento adequado para os calções e decotes). Apenas refere que eles devem “apresentar-se com vestuário que se revele adequado, em função da idade, à dignidade do espaço e à especificidade das atividades escolares”.

De qualquer forma, Rosário Andorinha mostra-se disponível para esclarecer qualquer dúvida que os encarregados de educação tenham. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT