NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Miúdos

Lisboa é uma das piores cidades europeias para os miúdos andarem de bicicleta

A capital portuguesa ficou em penúltimo lugar no ranking da iniciativa Clean Cities, que analisou 36 cidades na Europa.

Muitas das recordações de infância passam por brincadeiras e atividades ao ar livre, como aprender a andar de bicicleta e fazer passeios sobre rodas com família e amigos. Essa continua a ser uma das atividades favoritas dos miúdos, mas hoje está sujeita a espaços controlados, se falarmos das grandes cidades. Em Lisboa, por exemplo, tem-se tornado cada vez mais difícil e os números não mentem: a capital portuguesa é uma das piores da Europa para mobilidade urbana infantil.

A conclusão é da iniciativa Clean Cities, que envolve 80 organizações focadas na sustentabilidade. Foram analisados pontos como as zonas com o limite máximo de velocidade de 30 quilómetros por hora, as ciclovias segregadas e as chamadas “ruas escolares”, ou seja, aquelas próximas dos estabelecimentos de ensino onde o trânsito automóvel é cortado ou condicionado.

O ranking analisou 36 cidades, sendo que Lisboa ficou apenas atrás de Sófia, a capital da Bulgária. Paris, em França, foi a cidade que apresentou o melhor resultado em todos os três indicadores, seguida de Amesterdão, nos Países Baixos, e de Antuérpia, na Bélgica.

“No entanto, nenhuma cidade atingiu uma pontuação superior a 80 por cento, tendo a ausência de implantação de ruas escolares por toda a região surgido como uma deficiência comum”, lê-se no documento.

A iniciativa alertou que oito cidades, incluindo Lisboa, estão a ter um “baixo desempenho”. A capital portuguesa alcançou uma pontuação de apenas 4,5 por cento, num total de 100. 

A iniciativa defende que “dar flexibilidade às cidades ou impor limites de velocidade padrão de 30 quilómetros por hora desempenha um papel fundamental na melhoria da mobilidade urbana”. A Áustria, a Espanha e o País de Gales são alguns dos países que adotaram este limite nas áreas urbanas.

Conheça o ranking completo.

1. Paris (França)
2. Amesterdão (Países Baixos)
3. Antuérpia (Bélgica)
4. Bruxelas (Bélgica)
5. Lyon (França)
6. Helsínquia (Finlândia) 
7. Barcelona (Espanha)
8. Bristol (Inglaterra)
9. Oslo (Noruega)
10. Gante (Bélgica) 
11. Copenhaga (Dinamarca)
12. Munique (Alemanha) 
13. Viena (Áustria)
14. Grande Londres (Inglaterra)
15. Berlim (Alemanha) 
16. Bolonha (Itália) 
17. Colônia (Alemanha) 
18. Hamburg0 (Alemanha)
19. Manchester (Inglaterra)
20. Breslávia (Polónia)
21. Liubliana (Eslovênia)
22. Varsóvia (Polónia) 
23. Milão (Itália)
24. Turin (Itália)
25. Praga (República Checa)
26. Madrid (Espanha)
27. Bratislava (Eslováquia)
28. Zaragoza (Espanha)
29. Florença (Itália)
30. Budapeste (Hungria) 
31. Marselha (França) 
32. Roma (Itália)
33. Cracóvia (Polónia) 
34. Bucareste (Romênia)  
35. Lisboa (Portugal)
36. Sofia (Bulgária)

ARTIGOS RECOMENDADOS