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Mattel lança mais 2 Barbies inclusivas: uma cega e outra negra com síndrome de Down

A marca norte-americana trabalhou com comunidades específicas para criar bonecas com características realistas.
Está ainda mais inclusiva.

Após o lançamento histórico de uma boneca com síndrome de Down, em abril de 2023, a Mattel está ainda mais inclusiva. Agora, a marca norte-americana acrescentou duas novidades ao catálogo: a primeira boneca fashionista cega e a primeira negra com síndrome de Down, fruto de uma parceria com a American Foundation for the Blind e a National Down Syndrome Society.

O objetivo da insígnia é permitir que os miúdos encontrem um brinquedo que as represente. “Reconhecemos que a Barbie é muito mais do que uma simples boneca; ela representa a autoexpressão e tem o poder de criar um sentimento de pertença”, afirma Krista Berger, vice-presidente sénior da Barbie.

Para garantir semelhanças com a comunidade que pretende representar, a marca juntou-se à American Foundation for the Blind, uma organização dedicada à criação de um mundo de possibilidades infinitas para pessoas com cegueira e visão reduzida.

Os detalhes da boneca, como a escultura do rosto, a moda, os acessórios e a experiência de embalagem retratam “com precisão” a comunidade. Um dos destaques é a bengala branca e vermelha com uma ponta de marshmallow identificável, bem como os óculos de sol elegantes e funcionais. A boneca cega incluir ainda articulações de cotovelo para garantir o uso confortável da bengala.

 “A Barbie realizou testes com crianças cegas e de visão reduzida para garantir que a boneca proporcionasse uma experiência de brincadeira acessível e satisfatória”, explicam. Com a orientação da AFB, optaram por desenhar uma blusa cor-de-rosa acetinada com uma saia de folhos texturizados para interesse tátil. O gancho de cores vivas, o fecho de laço na parte de trás da blusa e o elástico na cintura da saia para facilitar a troca são outros dos pormenores. 

A Barbie cega.

A própria embalagem também é acessível, incluindo o posicionamento e a escrita de “Barbie” em braille. “Ao aumentar a representação e promover a consciencialização sobre as experiências dos indivíduos cegos e com visão reduzida, o nosso objetivo comum é inspirar oportunidades ilimitadas para todos”, disse Eric Bridges, diretor-executivo da fundação.

Outra estreia é a primeira boneca negra com síndrome de Down. Ao longo de todas as fases do processo de design, a marca trabalhou em conjunto com a Nacional Down Syndrome Society para analisar a escultura, o cabelo, a moda e os óculos.

Com uma estrutura mais curta — uma das características físicas de pessoas com esta condição —, a boneca tem também um tronco mais comprido, pouca tonificação muscular e uma única linha nas palmas das mãos. O rosto apresenta uma forma mais redonda, orelhas mais pequenas e uma ponte nasal plana, enquanto os olhos são ligeiramente inclinados em forma de amêndoa e a íris tem pontos brancos.

A Barbie, que usa óculos cor-de-rosa, tem uma textura de cabelo entrançado, uma das principais características pedidas pela comunidade. Quanto ao vestuário, destaca-se a paleta de cores azul e amarelo, que representa a consciencialização para a síndrome de Down. As três setas em alguns dos corações do vestido representam o terceiro cromossoma 21.

A Barbie Fashionista é a linha de bonecas mais diversificada da marca, com mais de 175 looks numa variedade de tons de pele, cores de olhos, cores e texturas de cabelo, tipos de corpo, deficiências e modas. As duas novas adições vão estar à venda online e nos principais retalhistas por 15,99€ a partir de 1 de setembro.

A Barbie negra com síndrome de Down.

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