O esforço dos estabelecimentos educativos para o regresso à normalidade possível, com a maior segurança que for conseguida, tem sido uma das prioridades do setor. No Mundo Mágico, a creche, infantário e centro de estudos no Porto, é um desses exemplos.
Situado perto do Estádio do Dragão, em São Roque, no Porto, o Mundo Mágico é o sítio certo para os miúdos se divertirem, em segurança, nos próximos tempos. Com data de reabertura da sua creche marcada para o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, a associação já está a planear várias atividades que vão entreter as crianças dos quatro meses aos 5 anos durante este verão.
Entre as medidas de prevenção do novo coronavírus no local, a equipa do Mundo Mágico está a garantir que são cumpridos todos os cuidados necessários para proteger as crianças e educadoras. À entrada da instituição, por exemplo, haverá álcool gel para desinfetar as mãos e os sacos; e será necessário medir a temperatura e trocar de calçado.
Os dispensadores de gel desinfetante estarão espalhados pelas diversas salas e ao alcance de todas as crianças. Os profissionais que estão diariamente na instituição receberam formação específica para poderem desinfetar os espaços várias vezes por dia.

Na reabertura, na próxima segunda-feira, o Mundo Mágico está a planear um dia super animado e com várias atividades que permitirão evitar aglomerados de crianças. Haverá insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais, pipocas, música, dança e muitos balões. Apesar de tudo, é preciso celebrar o Dia Mundial da Criança da melhor forma possível.
Entre os vários programas educativos disponíveis no Mundo Mágico, destaca-se a parceria com uma escola de programação que ensina tudo sobre a área de uma forma divertida e ao ritmo de cada um. A associação está também a estabelecer protocolos com várias empresas para que os filhos de colaboradores possam beneficiar de apoios.
André Martins Vieira, presidente da associação, explica à NiT que “estão também disponíveis bolsas de estudo para famílias mais carenciadas no Mundo Mágico. A associação tem ainda um protocolo com a Blue School Euro-Atlântico, colégio situado na confluência da Via Norte/Circunvalação e já classificado pela TSF como melhor Escola Nacional do Ensino Básico. Este protocolo abrange bolsas, apoios diversos e prioridade na matrícula para alunos oriundos do Mundo Mágico”.
Os campos de férias
O Mundo Mágico costuma planear todos os anos vários campos e atividades pelo País para entreter os alunos durante as férias escolares. Porém, devido ao surto de Covid-19, foi necessário ajustar os planos e encontrar alternativas divertidas e, ao mesmo tempo, seguras.
Para substituir as habituais idas à praia, este verão, o Mundo Mágico está a planear um campo de férias de uma semana numa zona rural no concelho de Castelo de Paiva, em Aveiro. Nesta zona, as crianças e jovens dos 6 aos 15 anos vão poder estar longe das multidões e ficar num alojamento local com casas privadas que estão reservadas apenas para a instituição.
Durante esse tempo, as crianças vão conhecer a zona de Castelo de Paiva e passear em locais como a Ilha dos Amores, o Passadiço de Pedorido, a Quinta do Pinheiro, a Serra da Freita, a cascata da Frecha da Mizarela. Haverá ainda jogos radicais no rio Paiva, passeios a cavalo e tardes de piscina no alojamento. As refeições estarão a cargo de uma cozinheira, que prepara a comida no próprio local, tendo em conta todas as medidas de segurança.
As inscrições para o Mundo Mágico e o campo de férias podem ser feitas na própria instituição, que fica no número 142 da Rua do Buçaco; através da página de Facebook do Mundo Mágico, dos números de telefone 220 431 721 ou 918 856 677, ou do email geral@nullomundomagico.pt.