Miúdos

Nasceu uma cria de uma espécie extinta na natureza no Jardim Zoológico de Lisboa

A órix-de-cimitarra vai ser apresentada no dia 4 de outubro, terça-feira. Está classificada como extinta desde 2000.
É a nova cria do Jardim Zoológico.

No próximo dia 4 de outubro, terça-feira, assinala-se o Dia Mundial do Animal, e o Jardim Zoológico de Lisboa escolheu esta data especial para mostrar ao mundo uma cria de órix-de-cimitarra, uma espécie classificada como extinta na natureza desde 2000.

Também conhecido como órix-branco ou órix-do-saara, é uma espécie de mamífero da família dos bovídeos e alimenta-se sobretudo de herbáceas. Bebe água sempre que a encontra, mas também consegue passar longos períodos sem a beber.

As principais causas de extinção deste animal são a caça, a desertificação das zonas áridas e desertas do Norte de África — o seu habitat natural —, como as principais ameaças à sua sobrevivência. Há vários que o Jardim Zoológico de Lisboa tem estado a trabalhar num processo de reintrodução da espécie na natureza e, para tal, foram colocadas em prática várias medidas, entre as quais a reprodução sob cuidado humano nas instalações do zoo, a recuperação do habitat natural e a reintrodução organizada de manadas.

Para celebrar este nascimento tão importante, o parque desenvolveu um conjunto de atividades para o primeiro fim de semana de outubro, dia 1 e 2, que prometem tornar a visita ainda mais especial. Entre as 10 e as 16 horas, por exemplo, os visitantes podem participar nas Animal Talks e aprender as curiosidades mais interessantes sobre os habitantes do Zoo.

Nestes dias, o Jardim Zoológico desafia ainda os visitantes a descobrirem o fantástico mundo das abelhas nas “Conversas com o Apicultor” e, aos mais criativos, a participarem num conjunto de atividades com muita ciência à mistura. O objetivo é despertar a curiosidade e estimular o gosto pela experimentação. Ainda no dia 1 de outubro, sábado, será lançado o livro “Uma Aventura no Arco-Íris”, da autora Liliana Brito.

Os bilhetes para visitar o Jardim Zoológico custam 16,50€ (miúdos) e 26,50€ (adultos) e podem ser comprados online. A entrada inclui as apresentações dos golfinhos e aves, reptilário, quintinha e teleférico.

A cria de órix-de-cimitarra.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT