Rãs, sapos, salamandras e tritões são apenas alguns dos animais que vivem entre o meio aquático e o terrestre. Encontramo-los em charcos e linhas de água, principalmente em zonas húmidas e frescas, como é o caso da Serra de Sintra. De forma a proporcionar um contacto mais próximo com estas espécies, o Parque e Palácio Nacional da Pena criaram uma atividade que é ótima para fazer em família.
Entre outubro e novembro, há visitas noturnas para dar a conhecer os seus habitantes que têm um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas. A primeira visita acontece a 25 de outubro, pelas 19h15. A atividade volta a repetir-se nos dias 1, 22 e 29 de novembro, com horários entre as 17h45 e 18 horas. Tem uma duração aproximada de 2h30.
“Este passeio será uma aventura de descoberta ao mundo dos anfíbios”, convida a organização. O percurso será acompanhado pelo biólogo Francisco Aguilar, que irá ajudar as famílias a identificar as principais espécies do Parque Natural Sintra-Cascais e a conhecer sobre a sua ecologia, hábitos alimentares, reprodução e factos curiosos.
“Os anfíbios têm um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas já que são uma presa fundamental para vários predadores. É o grupo faunístico mais ameaçado do Mundo devido ao aquecimento global, destruição de habitat e doenças. Só no Parque Natural Sintra-Cascais, há evidências que se tenham extinguido duas espécies nos últimos 50 anos”, revela a organização.
Para participar, é aconselhado o uso de calçado impermeável e vestuário confortável, adequado às condições meteorológicas previstas. Para tornar a visita ainda mais especial e conseguir ver de perto os animais, pode também levar uma lanterna ou simplesmente utilizar o telemóvel.
O ponto de encontro vai ser a entrada principal do Parque da Pena. Os bilhetes custam 8€ para miúdos entre os seis e 17 anos e 10€ para adultos. Podem ser comprados online.

LET'S ROCK







